Feira do Livro de Joinville conta com programação especial na Arena BONJA
Colégio BONJA possui um espaço especial (lounge) com palco e cadeiras para o público. Este ambiente da ARENA BONJA conta com contações de histórias, apresentação de corais e bandas, além de encenação de teatro.

Entre os dias 1º e 11 de junho, o Colégio BONJA estará participando da Feira do Livro de Joinville. Uma vasta programação vai ser realizada no Expocentro Edmundo Doubrawa, anexo ao Centreventos Cau Hansen, no centro da maior cidade de SC.
A entrada para o evento é gratuita e todas as atividades podem ser acessadas pelo portal: feiradolivrojoinville.com.br/2023
O Colégio BONJA, uma das instituições patrocinadoras da Feira do Livro, preparou um espaço especial (lounge) com palco e cadeiras para o público que for acompanhar a programação. A ARENA BONJA, como é chamado o espaço, vai ser um local onde vão acontecer contações de histórias, apresentação de corais e bandas, além de encenação de teatro.
A programação oficial traz no dia 1º de junho (quinta-feira), às 15h30, uma contação de histórias com bonecos. Com o título “Pépe e Bel se encontram na Feira do Livro”, vai contar a história de dois amigos bem divertidos que já são conhecidos pelas crianças da Educação Infantil do Colégio BONJA. O Pépe é um boneco fantoche engraçado e a Bel é uma fantoche abelhinha.
Já no dia 2 (sexta-feira), estão agendados três eventos organizados pelo Colégio no espaço da ARENA BONJA. A programação começa às 9h30 com a contação de histórias com bonecos, título “Pépe e Bel se encontram na Feira do Livro”. No período da noite, às 20 horas, haverá apresentação do Conjunto Instrumental do Colégio, formado por 30 alunos do 4º ao 8º ano do Ensino Fundamental. Logo em seguida, às 20h30, bandas do Colégio, compostas por alunos do 5º ao 7º ano do Ensino Fundamental, vão interpretar quatro músicas dentro de seu repertório.
Fim de semana de movimentações
O fim de semana também será intenso na Feira do Livro. No sábado (3), quatro atrações integram a programação do dia na ARENA BONJA, iniciando às 13h30, com a apresentação do Coral English Bilingual Programme, do Colégio BONJA, apresentando músicas que fazem parte do programa bilíngue em que desenvolvem a oralidade e vocabulário das crianças.
Logo após, às 13h45, haverá o Coral das turmas do Primary P2 e P3 do BONJA International. O currículo de música integra práticas instrumentais coletivas, utilizando a flauta doce, metalofone, instrumentos de percussão bem como o canto. Está prevista para às 14h15 uma apresentarão das professoras do Primary Programme que irão interpretar uma peça de teatro trilíngue (português, inglês e alemão), sendo uma releitura da história folclórica europeia “Stone Soup”, que mostra como a união de uma comunidade conseguiu com que todos, mesmo com pouco, conseguissem fazer uma boa refeição juntos.
Fechando a programação do dia 3, no horário das 14h30, as professoras e os alunos vão apresentar um teatro contando a história do Hans Hase (mascote do German Bilingual), sua família e amigos. Após o teatro, os estudantes vão cantar uma música de encerramento.
Durante a semana movimentada
A programação prossegue no dia 6 de junho com mais quatro atividades organizadas pelo Colégio BONJA. Nos horários das 9h30 e também às 15h30, acontece a Contação de História “Era uma vez um conto de fada inclusivo”, de Cristiano Refosco, que destaca uma nova versão de 11 contos, inserindo sempre uma deficiência no protagonista da história.
À noite é a vez da música irradiar a ARENA BONJA. Às 18h45, o Coral Infantil, formado por alunos do 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental, preparou a interpretação de seis músicas. Já às 19h15, é a vez do Coral Infantojuvenil, composto por alunos do 4º ao 6º ano do Ensino Fundamental, interpretar cinco músicas dentro de seu repertório.
Orgulho para o Colégio BONJA

O diretor-geral do grupo BOM JESUS IELUSC, professor Sílvio Iung, do Colégio BONJA acredita que a boa educação está além da escola e ela encontra nas boas experiências literárias e culturais ótimas oportunidades.
“A Feira do Livro de Joinville é um evento ímpar para nossa cidade. O Bonja tem muito orgulho em participar ativamente dele. Neste ano, a presença será por meio da ARENA BONJA, levando contação de histórias, apresentação de corais e eventos culturais para o público, além de motivar sua comunidade escolar a viver intensamente a Feira”, destaca o diretor-geral.
A Faculdade IELUSC é uma das apoiadoras do evento que acontece anualmente e movimenta o setor cultural de Joinville.
Programação especial nos 11 dias de evento
A 11ª edição da Feira do Livro contará com aproximadamente 20 autores nacionais e regionais. A escritora e jornalista portuguesa Maria Inês Almeida é a presença internacional da programação. Na abertura, estarão presentes o embaixador de Portugal no Brasil, Luís Filipe Melo e Faro Ramos, e a adida cultural Alexandra Cristina Resende de Pinho.
“A Feira do Livro busca promover o encontro especial de artistas e intelectuais de peso, não apenas locais, mas também do Brasil e do exterior, em atividades de integração e reverência ao livro e a seus autores”, comenta a diretora e idealizadora da Feira, a produtora cultural Sueli Brandão.
Entre os destaques deste ano, o ator, cineasta e escritor Lázaro Ramos, os escritores Itamar Vieira Júnior, André Neves e Leo Cunha, e o filósofo, escritor e líder ambientalista Ailton Krenak. A feira vai trazer, também, apresentações teatrais, sessões de cinema, contações de histórias, oficinas e palestras, além do Seminário Catarinense de Mediação de Leitura.
“Ler é cultura e, como nossos professores sempre ressaltaram, é viajar sem sair do lugar. É uma forma de desenvolver o senso crítico, a habilidade da escrita, o vocabulário e a capacidade interpretativa. A curiosidade sobre o tema a ser explorado na obra é, muitas vezes, a chave que abre essa porta. Essas são questões que fazem toda a diferença na carreira profissional”, ressalta o presidente da Fiesc, Mario Cezar de Aguiar, patrono da 19ª Feira do Livro.
O tema escolhido para esta edição é “O livro nosso de cada dia”. O patrono da edição deste ano é o empresário Mário Cezar de Aguiar, presidente da Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc).
Nas 18 edições anteriores, cerca de 150 escritores participaram das atividades da Feira do Livro, alcançando quase 1 milhão de pessoas.