10 de fevereiro de 2023
Eventos

Primeira edição do BONJA Talks de 2023 enfatiza a formação continuada de professores

Quanto mais oportunidade de formação de qualidade que os professores tiverem, melhor preparados estarão para ensinar os alunos

Aprimorar as práticas educacionais dos docentes, mediar as novas metodologias ativas, utilizando da tecnologia em sala de aula de forma significativa. Este foi o objetivo do primeiro BONJA Talks de 2023, realizado na manhã do dia 11 de fevereiro, no Ágora Tech Park, em Joinville. Além da formação continuada de professores num ambiente de inovação (que é o Ágora Tech Park), a intenção foi de valorizar o trabalho dos professores na busca constante da qualificação profissional no Colégio BONJA.

“Estar no Ágora é inspirador, pois tudo ali reflete modernidade, tecnologia e inovação. Nós tivemos uma ótima interação com o Felipe Mandawalli com relação ao modelo de uma aula com metodologias ativas. Ao final, conversamos sobre os elementos de uma aula envolvendo empreendedorismo, mas no formato de uma aula ativa. Foi uma manhã muito produtiva, afinal, cada um de nós professores devemos ter essa visão empreendedora para fazer das necessidades de um aluno ou uma turma, uma oportunidade para buscar uma solução inovadora”, destaca a professora do colégio BONJA, Renata Cristina da Silva Hounsell.

A formação dos docentes contou o tema: “Como transformar problemas em grandes oportunidades”, sendo abordado por Felipe Mandawalli, que é administrador, possui MBA em Negócios Digitais pela USP, com 14 anos de experiência nas áreas de marketing, negócios, gestão e inovação. Professor em cursos de pós-graduação, facilitador, além de ser co-fundador da maior plataforma brasileira para gestão e desenvolvimento de pesquisas acadêmicas.

Na opinião da assessora pedagógica do Colégio BONJA, Marguit Carmen Goldmeyer, o BONJA Talks é uma ótima oportunidade para que os professores experimentem jeitos diferentes de aprender e de ensinar, criar e dialogar sobre suas vivências, descobertas, anseios, necessidades e sonhos. “Este tipo de formação é muito importante para o constante processo de aperfeiçoamento dos saberes essenciais para a atividade docente. Quanto mais oportunidades de formação de qualidade os professores tiverem, melhor preparados estarão para ensinar. O aluno não quer só ouvir, ele quer interagir. Importante o aluno enxergar o problema e o professor dar todo aporte para a resolução desta questão. Ambos precisam ter a competência para solucionar os problemas em conjunto”, comenta Marguit.

   

Dentre os objetivos da formação continuada para os professores estão: conhecer e se apropriar de novas estratégias metodológicas para promover uma aprendizagem ativa dos alunos, desenvolvimento de novas competências, aperfeiçoamento de habilidades pedagógicas com foco no processo de ensino-aprendizagem e o trabalho colaborativo.

   

Durante todo o ano de 2023, estão marcadas novas edições do BONJA Talks, com a finalidade de incentivar a formação dos professores, desenvolvendo suas competências e habilidades em sala de aula. “Trabalharemos com os professores e as coordenações, observando, interagindo para perceber as dificuldades que surgirem no percurso, buscando as soluções de forma conjunta”, expõe a assessora pedagógica do Colégio BONJA.