Experiência do intercâmbio estudantil: um mês que vale uma vida
O intercâmbio, organizado e promovido pela escola, proporcionou a 38 alunos viajarem para Alemanha e outros 23 alunos para o Canadá. Professores acompanharam toda a programação e incentivaram os estudantes em toda a estada.
Já imaginou conhecer novas culturas, conviver com famílias nativas e ainda aprimorar os estudos de uma língua adicional durante as suas férias na escola?
Esta programação foi vivenciada por 61 alunos do Colégio BONJA no mês de janeiro deste ano. O intercâmbio, organizado e promovido pela escola, proporcionou a 38 alunos viajarem para Alemanha e outros 23 alunos para o Canadá. Professores acompanharam toda a programação e incentivaram os estudantes em toda a estada.
O grande propósito do intercâmbio é oferecer aos participantes a convivência com outra cultura e o desenvolvimento do idioma do país. Pode até parecer um sonho distante, mas não é. Além disso, está cada vez mais fácil participar de um intercâmbio e se diferenciar dos demais. Hoje em dia, participar de um intercâmbio é bastante recomendado para quem quer aperfeiçoar uma língua e conquistar um diferencial.
De acordo com uma pesquisa realizada pela Associação das Agências de Intercâmbio no Brasil (Belta) entre janeiro a setembro de 2022, mais de 600 mil estudantes realizaram intercâmbio fora do país.
Canadá: aperfeiçoamento na língua inglesa
O Canadá, país da América do Norte com uma economia pujante e infraestrutura moderna, contabiliza cerca de 38 milhões de habitantes e é o segundo maior país do mundo em área total. Diante desta dimensão e como foco no aprimoramento do idioma, uma comitiva de 23 estudantes e quatro professores do English Bilingual Programme do Colégio BONJA estiveram por três semanas no Canadá, aprimorando o idioma e trocando experiências com os nativos daquele país.
“As experiências de intercâmbio motivam e são essenciais para um ensino bilíngue completo e de qualidade. Nossos alunos do BONJA abrem novos horizontes e isso os deixa mais preparados para o mundo e para poderem estudar e trabalhar onde quiserem no futuro. Eles também aprendem a ser autônomos, organizados, tanto na vivência com famílias canadenses quanto no seguir a rotina da escola canadense, com diferentes aulas em diferentes espaços”, explica a diretora pedagógica do BONJA International, Angela Cristina Cardoso.
Dentre os diferenciais, os alunos estudam com canadenses da mesma idade, com aulas no currículo do país, conhecendo outras disciplinas e metodologias. É um intercâmbio exclusivo do Bilingual Programme do BONJA pelo nível de inglês exigido para as aulas no colégio canadense. A coordenadora ressalta que os alunos ficaram muito entusiasmados com as aulas nos laboratórios e de artes e música. A escola incentiva as aulas de discussões, debates e esportes.
A estudante do 9º ano do Ensino Fundamental, Gabriela Fachini Serafim, de 14 anos, ficou muito satisfeita com a experiência do intercâmbio. “Achei super interessante, pois aprimorei meu inglês neste período. Esta foi a minha primeira experiência sem os meus pais e o que mais me chamou a atenção foi com relação ao respeito dos alunos com os professores, inclusive os chamam pelo sobrenome. Além disso, de uma forma geral, existe um respeito muito grande com as pessoas mais velhas”, expõe a estudante.
Os alunos sempre estavam acompanhados dos professores que deram todo apoio e suporte ao longo de todo o intercâmbio. “A nossa turma do Colégio BONJA foi extremamente elogiada pelo engajamento com os alunos canadenses, pela dinâmica entre todos os alunos envolvidos. Não tivemos problemas com a logística ou mesmo com a estadia dos estudantes e sempre conseguimos cumprir com os horários programados. Vale ressaltar que os estudantes sempre foram muito participativos e interagiram bem da maneira que a gente esperava”, relata o professor do English Bilingual Programme, Ricardo Carneiro.
Para o estudante Mateus Corrêa Gabriel de Oliveira, de 14 anos de idade, “sem dúvida, a experiência foi excelente, onde tivemos a oportunidade de vivenciar uma nova cultura e uma nova língua. Os professores que nos acompanharam também foram muito prestativos em todos os momentos. O intercâmbio foi espetacular”.
Uma das professoras que acompanhou o grupo ao Canadá, Larissa de Oliveira, informa que o intercâmbio é bem completo, em que os alunos frequentam as aulas regulares da escola canadense, podem conviver com as famílias que os hospedaram e ainda conhecer vários lugares de Vancouver. “A viagem foi maravilhosa! Em três semanas, os estudantes puderam conviver com aspectos da cultura canadense, como a alimentação diferente, horários diferentes dos nossos, costumes das famílias e a escola diferente. Tudo isso enriquece a experiência do intercâmbio e oportuniza o aluno a construir novas visões de vida”, informa a professora há 9 anos do English Bilingual Programme e coordenadora das turmas do y4 e do y5.
A programação do intercâmbio dos 23 alunos ao Canadá continha bastante atividades. Todos os dias, professores e alunos encontravam-se pela manhã na escola. Em seguida, os alunos eram encaminhados para as aulas de diferentes matérias. Por volta do meio dia, acontecia o almoço na escola, no estilo canadense, apenas um lanche rápido.
Depois, dentro do tradicional ônibus escolar amarelo, os estudantes seguiam para as atividades externas. Por volta das 15 horas, o grupo retornava à unidade escolar. Logo em seguida, as famílias buscavam os alunos para irem para casa e terem um convívio familiar, jantar, conversas e jogos. Cada família hospedou uma dupla de alunos do Colégio BONJA. Aos sábados e domingos, também tinha programação especial, como as atividades na neve.


Grupo de 23 alunos no Canadá
Alemanha: interação com o outro lado do Atlântico
Trinta e oito alunos do Colégio BONJA participaram de um intercâmbio com duração de um mês para a Alemanha, que se destaca pela paisagem das florestas, rios, cordilheiras e praias do Mar do Norte. A nação tem mais de dois milênios de história e é marcada pela Segunda Guerra Mundial, Oktoberfest e seus 16 Estados com sua própria constituição e ampla autonomia.
Na visão do vice-diretor do 7º ao 9º ano do Colégio BONJA, Jeferson Rodrigo Kern, que esteve presente na comitiva, “o intercâmbio é um momento de vivência com outro idioma e nova cultura. Os alunos tiveram a oportunidade de colocar em prática os ensinamentos adquiridos em sala de aula. Cada aluno permaneceu em uma família diferente e essa relação de amizade permanece por muitos e muitos anos”, relata o vice-diretor, que estuda alemão há 18 anos e já participou de intercâmbios ao país europeu quando cursava o Ensino Médio e também na faculdade.
Dentro da programação, na primeira semana, o grupo de 38 alunos viajou para Viena, Salzburgo e Munique. Em seguida, um grupo de 10 alunos acompanhados pela professora Alice visitou as cidades de Schwangau, Colônia, Berlim e Frankfurt. Nas últimas três semanas, frequentaram as aulas no “Internat Solling / staatlich anerkanntes Internats – Gymnasium” e se hospedaram em casas de família na cidade de Holzminden.
Já o grupo de 28 alunos, acompanhados pelos professores Jeferson, Daniela e Bruna, conheceram as cidades de Berlim, Braunschweig, Wolfenbüttel, Hamburg, Köln, Frankfurt e Rothenburg ob der Tauber. Neste programa, os alunos ficaram por duas semanas nas casas de família, vivenciando o dia a dia, a cultura, bem como exercitaram o idioma.
O aluno Matheus Barbiero Pillon, de 15 anos, tem intenção de morar na Alemanha e cursar medicina no país europeu, após o término do Ensino Médio. “Participar deste intercâmbio fez com que minha vontade aumentasse ainda mais. É um ambiente que respira cultura e os professores que nos acompanharam foram muito atenciosos e sempre dedicados”, ressalta o estudante. Seus pais moraram cinco anos na Europa.
“O mais benéfico do intercâmbio acredito que seja o aumento do vocabulário de palavras que absorvemos. Vivenciamos 24 horas falando em alemão, tanto na escola como em casa. O mais marcante foi que eles desconheciam muitas coisas aqui do Brasil. Foi uma ótima troca de cultura”, informa a estudante Carolina Allage Eidelwein, de 16 anos.
A programação foi bem intensa, de muitas atividades e aprendizado, na qual houve a oportunidade de estudar sobre a história da Alemanha, ver os pontos turísticos e aproveitar momentos culturais como teatro e shows. O contato direto com a língua alemã, as conversas por meio de gírias e monumentos históricos foram alguns dos destaques citados pela estudante Laura Cota, de 14 anos, que frequenta o 1º ano do Ensino Médio no BONJA. “Foi uma adaptação muito rápida e fácil. Sempre tive vontade de visitar a Alemanha e esta foi uma ótima experiência. Aprendi a língua alemã mais a fundo e consegui visitar monumentos históricos que levarei para toda minha vida”, explana Laura.
Em outubro deste ano, o Colégio BONJA irá recepcionar os estudantes alemães de Holzminden e Wolfenbüttel em intercâmbio em Joinville, como forma de integração e parceria. “Será um momento de nova troca de experiências. É um sentimento de realização com este estado prático. Ficamos felizes com a confirmação deles aqui no mês de outubro”, destaca o vice-diretor Jeferson.


Grupo de 38 alunos na Alemanha