Alunos Bonja participam do Jugend debattiert

Paola Carvalho Pimazzoni e Nícolas Sikorski Mengarda, alunos do Ensino Médio Bonja, participaram da etapa nacional do Jugend debattiert 2019. O evento ocorreu nos dias 13 e 14 de junho, no Colégio Cruzeiro, no Rio de Janeiro.
O concurso reuniu 32 alunos de 16 instituições de ensino que oferecem Deutsche Sprachdiplom (DSD). Os dois estudantes debateram as temáticas “As escolas deveriam vender alimentos sem embalagens plásticas? ” e “O funcionamento de automóveis com alto consumo de combustível deveria ser proibido?”.
Nas semanas que antecederam o evento, os estudantes realizaram um curso preparatório que orientou sobre as regras e a estrutura do debate. “Temos o conhecimento das temáticas antecipadamente, mas apenas na hora sabemos a posição. Por isso, temos que ter argumentos pró e contra preparados e estruturados”, explica Nícolas.
Para Paola a experiência foi enriquecedora. “Tivemos a oportunidade de conhecer novas pessoas, questões e pontos de vista. Além de poder aprimorar o idioma e a habilidade da argumentação”, comenta.
O Jugend debattiert é um projeto escolar criado na Alemanha em 2001 e tem como objetivo promover a competência linguística e de argumentação dos jovens, contribuindo para a capacidade de debater questões de forma justa e objetiva, respeitando diferentes opiniões. O concurso chegou ao Brasil em 2014.