Alunos do Colégio BONJA participam de imersão no ecossistema tecnológico
Esta visita integrou a 2ª etapa da seletiva que irá escolher estudantes para participar como “Guardiões da Liga”

Estudantes dos 2º e 3º anos do Colégio BONJA estiveram na manhã de sábado (dia 18) visitando os avanços de tecnologia e inovação do Ágora Tech Park, em Joinville. O grupo aproveitou a oportunidade para conhecer as atividades desenvolvidas pela Softville, pelo Ágora Health, pela Fab Lab, a estrutura da UFSC, o coworking do Ágora.Share e o FaberUP.
“Este ambiente transpira inovação e tecnologia. É importante o jovem de hoje entender como funciona o mercado de trabalho e, a partir de suas características, trazer um pouco de sua personalidade para o ambiente de inovação e startups. Este foi um momento de conhecer e acredito que o mais importante, atualmente, seja a parceria exitosa entre a nossa escola e o Ágora Tech Park”, explica o coordenador pedagógico do Ensino Médio do Colégio BONJA, Fernando Cesar Mesadri Kras.
Esta visita faz parte da 2ª etapa da seletiva que irá escolher estudantes para participar como “Guardiões da Liga”, que terá duração de seis meses num ecossistema de inovação e tecnologia. O Colégio BONJA é a primeira escola do Brasil a se integrar a um parque tecnológico.
O adolescente Pedro Henrique Viel chegou recentemente ao Colégio BONJA para estudar no Terceirão, vindo da cidade de Caçador, e está bastante motivado com a possibilidade de ser um Guardião da Liga. “A tecnologia é o futuro. Aqui neste ambiente percebemos muitos projetos e ideias inspiradoras em andamento. Algo pequeno pode transformar algo gigantesco”, destaca o estudante.
Recepcionados pelos representantes do Ágora Tech Park, Sarah Tonin e Modesto H. Ferrer, o grupo foi acompanhado pelo diretor do Ensino Médio do Colégio BONJA, Roberto Carneiro Júnior, que esteve à frente da coordenação da visita.
Com a intenção de cursar Medicina, a estudante Sara Tomé ficou entusiasmada e admirada com a estrutura do Ágora Health. “Achei muito interessante toda a visita. Gostei da dinâmica por ser um ambiente autossustentável e absorver muita tecnologia e inovação”, expõe a aluna do Terceirão.
Depois de cursar os 2º e 3º anos no Colégio BONJA, nos anos de 2020 e 2021, Giovanna Bortolini hoje é universitária do segundo semestre do curso de Medicina em Joinville e também é uma das atuais Guardiãs da Liga. “Como minha família é ligada diretamente à área de inovação, cresci neste ecossistema tecnológico. Participar do Liga Ágora é espetacular, inclusive muitos dos que participam do programa saem com propostas de trabalho. Com certeza, os ensinamentos do BONJA foram muito importantes para que eu chegasse até aqui”, ressalta a jovem de 19 anos de idade.
A próxima e última etapa da seletiva para o Guardião do Ágora deve acontecer no mês de abril, quando estão programadas etapas de avaliação e resultado final.
Sala de integração
Recentemente, o colégio BONJA inaugurou um espaço dentro do Ágora Tech Park para que estudantes, professores e colaboradores possam estar realizando atividades neste ambiente.
O coordenador comenta que a intenção desta sala é criar um vínculo maior e aproximar todas estas startups e todo este conhecimento que eles têm e trazer o conhecimento da educação para unir forças. “No nosso dia a dia, lidamos com diversos problemas e porque não acharmos soluções com visões diferentes?”, argumenta o coordenador. A sala do Colégio BONJA fica no segundo andar do prédio do HUB, no Ágora Tech Park.
