Alunos do Ensino Médio utilizam a arte como forma de expressão
Durante o ano, os alunos do 1º e do 2º ano do Ensino Médio BONJA expressaram-se de forma artística nas atividades desenvolvidas na disciplina de Artes Visuais. Entre os trabalhos estão pinturas, confecção de mandalas e máscaras africanas.
Os trabalhos foram baseados nos conteúdos curriculares e em exposições e atividades realizadas pelo Museu Oscar Niemeyer (MON), de Curitiba (PR). A professora de Artes Visuais do Bonja, Cristina Elisa Cordeiro, explica que o MON abriu algumas atividades para o público. “Entrei em contato com o setor de educação do Museu e eles sugeriram algumas atividades, então passei as instruções aos alunos que produziram ótimos trabalhos”, conta.
Foram duas atividades baseadas em obras do Museu. Na atividade “Ver o som” os alunos pintaram mandalas ouvindo músicas de sua preferência e o ritmo da música deveria coordenar os traços. A outra foi inspirada na exposição “África, mãe de todos nós”, onde os alunos fizeram a releitura das obras com materiais disponíveis em casa.
Com traços e formas, os alunos também expressaram suas futuras escolhas profissionais por meio da linguagem artística. “Fui convidada pela Psicóloga do Bonja, Caroline Jung, para abordar as futuras escolhas profissionais dos alunos na área artística. Desta forma trabalhamos o valor humano e o cotidiano das profissões”, explica Cristina. No projeto “Tudo de Bonja”, nomeado pela professora Denise Mekkaoui, os alunos conheceram, por meio de vídeos, um pouco das características profissionais da área de Marketing, da Psicologia e do Design de Moda.
Os alunos ainda aprenderam sobre a vida e obra de Roberto Burle Marx, um dos maiores paisagistas do século XX, artista plástico e pioneiro na luta pela preservação dos biomas brasileiros, e recriaram desenhos de natureza-morta inspirados na vida do artista.
Conheça o trabalhos dos alunos nas galerias abaixo:
África, mãe de todos nós
Natureza-morta
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
Processed with VSCO with preset
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-