1 de março de 2023
Notícia

BOM JESUS IELUSC: uma história de 97 anos e muitas conquistas a comemorar

Grupo auxilia no desenvolvimento de habilidades e de competências de gerações em gerações, que deixam sua marca na instituição e nos diversos segmentos da sociedade

Nesta quarta-feira (1º de março), o grupo BOM JESUS IELUSC está completando 97 anos de atividades em Joinville. Mantenedor do Colégio BONJA, da Faculdade IELUSC, do BONJA International, da Escola Luterana Renate Riede (em Canoinhas) e do Centro de Natação e Academia BONJA, o grupo está presente em boa parte da vida de gerações de famílias na comunidade de Joinville e região, sendo referência em ensino de excelência.

“O BOM JESUS IELUSC é uma associação sem fins lucrativos, comunitária, que possui como dirigentes máximos voluntários da comunidade luterana e oferta programas sociais, sobretudo por intermédio de bolsas de estudos em Joinville e na cidade de Canoinhas, mas também o atendimento gratuito em clínicas e laboratórios. São mais de 900 bolsas de estudo integrais oferecidas pela instituição”, explica o diretor-geral do grupo BOM JESUS IELUSC, Silvio Iung.

Com inovação e sustentabilidade, o grupo BOM JESUS IELUSC auxilia o desenvolvimento de habilidades e de competências de gerações em gerações, que deixam sua marca na instituição e nos diversos segmentos da sociedade. Ao completar quase um século de existência, a instituição reafirma seu compromisso com a educação de qualidade desde a educação infantil até o ensino superior.

O Colégio BONJA é uma das maiores unidades escolares de Santa Catarina e também a maior escola particular de Joinville, aliando tradição à modernidade. Com o olhar atento aos desafios, oferece aulas dinâmicas e práticas que buscam desenvolver a autonomia dos alunos.

A escola inova ao criar matrizes diferenciadas, a partir do 7º ano, com o objetivo de atender os interesses dos alunos. Um exemplo é o BONJA Connect, realizado em parceria com a Apple Education, que oferece maior interação com ferramentas tecnológicas. Sem falar na ampliada carga horária para o ensino de idiomas, possibilitando o Ensino Trilíngue a partir do Jardim B, e nas mais de 40 atividades extracurriculares, nas áreas da música, do esporte e da tecnologia.  

Com relação às atividades extracurriculares, a instituição constantemente incentiva as vivências culturais. Todos os anos, alunos participam de intercâmbios na Europa e na América do Norte, propostos pela Instituição. Recentemente, o Colégio BONJA formou a 8ª turma do IB Diploma Programme. Além disso, anualmente, centenas de estudantes são aprovados nos exames de proficiência de inglês, de alemão e de espanhol. Nos últimos dois anos, foram mais de 300 alunos aprovados no exame de Cambridge.

A Faculdade IELUSC possui mais de 1.200 acadêmicos distribuídos em seus 10 cursos de graduação nas duas unidades: Centro e Saguaçu. A criação da faculdade aconteceu no ano de 1995, com o curso de Enfermagem que até hoje é referência no Estado. Em seguida, vieram os cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda.

Atualmente, a instituição oferece especializações e um mestrado em Comunicação e Consumo, que integra o Programa de Pós-graduação em Comunicação e Práticas de Consumo (PPGCOM) da ESPM, um dos programas melhor avaliados no estado de São Paulo e o único com nota 5 na avaliação da CAPES. Além disso, a Faculdade IELUSC mantém convênios com universidades internacionais que propiciam intercâmbios em Portugal e na Escócia para acadêmicos e para docentes.

A comunidade também tem acesso a serviços, projetos e programas institucionais proporcionados pelo Faculdade IELUSC como os atendimentos oferecidos na clínica-escola de Nutrição e de Fonoaudiologia. Nestes ambientes, os acadêmicos têm a possibilidade de colocar em prática as teorias estudadas em sala de aula.

Um dos destaques mais recentes é o BONJA International, uma escola internacional que oferece programas com conteúdos curriculares nas línguas inglesa e alemã. Em parceria com órgãos governamentais e com instituições de ensino de outros países, o seu currículo alinha-se ao de instituições estrangeiras, propiciando certificações de nível mundial.

Num mundo globalizado, o ensino de idiomas é imprescindível. Por isso, o Colégio BONJA orgulha-se em ser a primeira escola internacional de Santa Catarina autorizada pelo Conselho Estadual de Educação e tem o propósito de abrir portas para o mundo por meio da Educação Trilíngue (português, inglês e alemão).

A vivência da espiritualidade cristã está presente em todos os níveis de ensino. A Pastoral Escolar e Universitária é um diferencial que está à disposição de todos os estudantes promovendo reflexão e acolhimento. O exercício de ajudar o próximo dá-se por meio de projetos voluntários, como o “Envolva-se”, que tem a participação de alunos do 8º ano do Ensino Fundamental ao 2º ano do Ensino Médio e promove ações sociais em entidades carentes da cidade.

Desde a Educação Infantil, o diferencial é o VivaE (Vivência de Valores e Emoções), um projeto exclusivo que oportuniza o desenvolvimento de habilidades socioemocionais a partir de reflexões sobre sentimentos cotidianos, como o medo, a raiva e a alegria. Essas atividades permitem o aprimoramento do autoconhecimento e o desenvolvimento de relações saudáveis.

Integra o grupo, há dois anos, a Escola Luterana Professora Renate Riede, de Canoinhas, que oferece ensino maternal até o 5º ano do Ensino Fundamental. Na Educação Infantil desta unidade, as crianças têm aulas de musicalização e participam da Ciranda Literária, que incentiva a leitura. A partir dos 4 anos, iniciam-se as vivências na língua estrangeira (inglês).

 

Novidades no mês do aniversário

A infraestrutura da instituição também acompanha o desenvolvimento do ensino e é pensada para acolher e proporcionar o melhor aproveitamento das aulas.

Constantemente, ampliando ambientes para oferecer melhor qualidade de ensino para estudantes e colaboradores.

Neste mês de março, a Direção Geral está inaugurando, na unidade Centro, a nova biblioteca totalmente reformada, três novas salas de Terceirão, além das novas salas para Enfermaria e Pastoral Escolar. O auditório e a cantina também foram reformados.

As melhorias também acontecem na unidade do Saguaçu. O Laboratório de Ciências foi ampliado, construída uma nova área administrativa no Prédio 500, além da instalação de uma nova cantina.

 

Histórico

O BONJA, apelido carinhoso que se tornou nome oficial em anos recentes, teve seu início no ano de 1926, pelas mãos da visionária educadora Anna Maria Harger. Mas sua trajetória acabou se fundindo com a da Deutsche Schule, a escola alemã construída pela comunidade luterana nos primeiros tempos de Colônia Dona Francisca, em 1866.

Em 2021, a Associação Luterana entregou o novo restauro do prédio histórico da Deutsche Schule, na rua Princesa Isabel, bem no coração da maior cidade de Santa Catarina.