BONJA define seu representante para Câmara Mirim 2022
O aluno Lucas Hoepfner Henn, do 8º ano D, foi escolhido para representar o Colégio BONJA no projeto Câmara Mirim 2022, da Escola do Legislativo da Câmara de Vereadores de Joinville (CVJ). Ele será um dos 19 vereadores mirins da 18ª legislatura, que terá duração de um ano. A sessão de posse acontecerá no dia 17 de março.
Para definirem as indicações ao Programa, os professores utilizaram alguns critérios, como o rendimento escolar dos estudantes. Segundo Lucas, ser vereador mirim é uma oportunidade para entender o processo político do município. “Meu objetivo é ajudar Joinville, participando e me esforçando ao máximo para entender e, dessa forma, dar sugestões para atender às necessidades da cidade”, declara.
O Orientador Educacional do BONJA, Felipe Lovemberger, explica que o projeto contribui para a formação dos jovens parlamentares como cidadãos e futuros profissionais. “Os adolescentes auxiliam o município com reivindicações e sugestões ao Legislativo e Executivo. Com certeza, é uma experiência enriquecedora”, afirma.
De acordo com a Câmara de Vereadores de Joinville, ao longo do ano, além das demais sessões, diversas visitas culturais e institucionais poderão ocorrer, para que eles compreendam não só o funcionamento da CVJ, mas dos outros poderes constituídos.
A Câmara Mirim
Criada em 2004, a Câmara Mirim de Joinville já teve dois projetos aprovados na Câmara Federal, em 2017 e em 2019. Fortalecer a democracia e promover a integração entre o Poder Legislativo e as instituições de ensino de Joinville são alguns dos objetivos do programa.
Os cargos são preenchidos por estudantes matriculados no 8º ano do Ensino Fundamental regular matutino, já que as atividades legislativas dos mirins acontecem no período da tarde. Participam escolas das redes municipal, estadual e particular.