Colégio BONJA participa de Encontro Nacional de Equipes Pedagógicas, organizada pela Rede Sinodal de Ensino
Evento reuniu 78 participantes de 40 instituições e teve o objetivo de desenvolver benchmarking com escolas de referência nas práticas pedagógicas e de gestão

A diretora administrativa do BONJA International, Sandra Regina Köhntopp; a coordenadora pedagógica de 1º ao 3º anos do Ensino Fundamental, Gislene Valim, e o coordenador do BONJA Connect, Felipe Ricardo Lovemberger, participaram, no final de maio, do XXV Encontro Nacional de Equipes Pedagógicas, promovido pela Rede Sinodal de Educação. Ao todo, o evento reuniu 78 participantes, representantes de 40 instituições de ensino dos estados do Mato Grosso, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Com o objetivo de desenvolver benchmarking com escolas de referência nas práticas pedagógicas e de gestão, o evento reuniu gestores pedagógicos educacionais (coordenadores, psicólogos, orientadores e demais integrantes das equipes), em São Paulo.
“O encontro foi um momento interessante para troca de ideias entre as escolas. Tudo foi muito bem organizado. A visitação a várias escolas num grande centro como São Paulo e posterior compartilhamento dessas visitas entre o grupo foi algo diferenciado. Além de termos tido a oportunidade de ver outras realidades, pudemos refletir sobre a prática e perceber o que é possível ou desafiador em cada realidade e região”, destaca a diretora administrativa do BONJA International. Ela complementa dizendo que as temáticas trabalhadas devem ser comuns em todos os ambientes escolares. “Todos os envolvidos em educação lidam com pessoas e é necessário, cada vez mais, entendermos o ser humano para que o aprendizado aconteça de forma interessante e instigadora”, frisa ela.
As atividades contaram com a palestra “Educando no Século XXI – protagonismo, responsabilidade social e formação global”, com a diretora geral do Colégio Rio Branco, de São Paulo, Esther Carvalho; e roteiro de visitações em grupos às escolas Giroflê Giroflá, St. Nicholas School e Colégio Visconde de Porto Seguro, encerrando o dia com “Meet&Share” – atividade em grupo para o compartilhamento de conhecimentos sobre as visitas.
O grupo participou de um roteiro de visitações em grupo seguiu no Colégio Matter Dei, Colégio Dante Alighieri, Colégio Rio Branco e Colégio Alemão Humboldt, finalizando com painel “O que fica” – atividade em grupo para o compartilhamento de conhecimentos e organização de ideias a serem levadas às escolas.
“Procuramos oportunizar momentos que possibilitassem ampliar olhares às práticas educacionais convergentes com aquilo que é realidade em nossas escolas: a busca por entregas de excelência, condição igualmente apontada nos princípios da Rede Sinodal de Educação. São Paulo possibilitou que pudéssemos encontrar uma diversidade de vivências alinhadas com princípios de tradição, inovação e, sobretudo, com propostas e projetos pedagógicos alinhados com os de nossas instituições”, destaca o diretor executivo da Rede Sinodal de Educação, Jonas Rückert, valorizando novas possibilidades e a expertise nas diferentes caminhadas educacionais.
Com informações do texto elaborado por Leandro Augusto Hamester
CRÉDITO DAS FOTOS – Divulgação / Rede Sinodal de Educação