Colégio BONJA sedia Encontro de Escolas com Ensino de Alemão no Brasil
Com 49 participantes de 17 instituições, evento teve o objetivo de compartilhar experiências entre unidades escolares parceiras

Representantes de 17 instituições brasileiras estiveram em Joinville debatendo sobre o ensino da língua alemã que tem importante papel na educação e formação dos estudantes. O encontro começou na quinta (11/05) e terminou nesta sexta-feira (12/05). Evento foi promovido pela Organização de Escolas Brasileiras com Ensino de Alemão (OEBEA) e reuniu um total de 49 lideranças de diversos Estados brasileiros e parceiros alemães.

“A entidade quer fortalecer as práticas da língua alemã através de atividades integradoras e ainda incentivar a cooperação entre estas escolas. Através da OEBEA podemos nos organizar mais, compartilhar mais e trocar mais experiências entre as escolas”, salientou a integrante da OEBEA, Graciela Alvarez Sielaff. Ela acrescentou dizendo que a entidade nasceu em 2019 e, desde então, já aconteceram dois grandes encontros presenciais e, devido à pandemia, outros dois encontros virtuais.
O evento teve como foco a discussão sobre a formação de professores e conceitos internos de formação continuada de alemão como língua adicional. A intenção foi de estreitar ainda mais a parceria entre as instituições a fim de fomentar o ensino e a aprendizagem do idioma.

O diretor-geral do grupo BOM JESUS IELUSC, professor Sílvio Iung, destacou a importância de compartilhar experiências e conhecimentos da língua alemã. “O ensino de idiomas é um dos grandes diferenciais que possuímos no Colégio BONJA. Esta é uma ótima oportunidade para aprender e trocar conhecimentos. Vale ressaltar que nós e a unidade de Pomerode somos as únicas que oferecem Certificação DSD em Santa Catarina”, ressaltou o diretor-geral.
Cerca de 130 milhões de pessoas do mundo todo falam alemão como língua materna. No Brasil, milhares de pessoas também falam o idioma. Unidades escolares estão investindo, cada vez mais, na capacitação do seu quadro de professores como forma de garantir a qualidade dos estudos.

Em sua explanação, o coordenador de Alemão de São Paulo, Michael Dahms, detalhou os resultados dos exames de proficiência Deutsches Sprachdiplom (DSD). Com o diploma, os alunos têm diversas vantagens, como por exemplo, realizar cursos acadêmicos na Alemanha, além de ser um diferencial no currículo, possibilitando mais oportunidades no mercado de trabalho. A prova compreende quatro habilidades como: leitura, audição, escrita e oralidade e é dividida nos níveis B1 e B2/C1.
Durante o evento, no auditório do Colégio BONJA, aconteceram palestras, apresentação de trabalhos, debates e visitas às dependências da maior unidade escolar da região de Joinville. A programação também contemplou uma discussão sobre a formação de professores e conceitos internos de formação continuada de alemão como língua adicional.
A professora da disciplina de alemão, Raquel Vetromilla, do Colégio Imperatriz Dona Leopoldina, de Entre Rios (PR), afirmou que esta troca de conhecimentos é muito importante, principalmente com relação à preparação para as provas. “Nestes encontros, os professores trazem suas experiências do dia a dia em sala de aula e estas experiências são discutidas e ampliadas. Acredito que o conhecimento se constrói em conjunto. Eu trago uma ideia, talvez ela não seja a melhor, mas alguém em contrapartida acrescenta ou a modifica. E, assim, nós vamos construindo um caminho didático e metodológico de como conseguir melhor preparação na prova, tendo domínio da língua. Estes momentos são muito significativos”, expôs a professora.
Na opinião do diretor do colégio Benjamin Constant, em São Paulo, Eduardo Alcober, é um grande desafio para as escolas a formação continuada dos professores de alemão para a manter a qualidade e obter bons resultados. “Nosso desafio é a captação de novos professores. Estes encontros vem ao encontro de soluções para captar professores qualificados para nossas escolas para que a gente alcance ótimos resultados e bom desempenho em relação ao certificado de alemão, além da troca de experiências. Todos aqui estão com o mesmo objetivo, que é a educação”, enalteceu o diretor.
Público participante
Os 17 representantes das mantenedoras, direções, coordenações e professores de alemão pertencem ao colégio Benjamin Constant, em São Paulo; Colégio Cruzeiro Unidade Centro e Jacarepaguá, no Rio de Janeiro (RJ); Colégio Doutor Blumenau, em Pomerode (SC); Colégio Evangélico Alberto Torres, em Lajeado(RS) e Unidade Região Alta, em Roca Sales (RS); Colégio Farroupilha, em Porto Alegre (RS); Colégio Humboldt São Paulo (SP) e Colégio Imperatriz Dona Leopoldina, de Entre Rios (PR).
Também marcaram presença os representantes do Colégio Pastor Dohms – Porto Alegre (RS); Colégio Sinodal – Unidade São Leopoldo (RS) e Unidade Prado, em Gravataí (RS); Colégio Suíço Brasileiro, em Pinhais (PR); Escola Alemã Curitiba, de Curitiba (PR); Escola Fritz Kliewer, de Witmarsum (PR); Instituto Ivoti e Instituto Superior Ivoti (IFPLA), em Ivoti; Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD/RJ); Colégio Imperatriz Leopoldina, de São Paulo (SP), além da conselheira Escolar em Berlin-Neukölln – Berlin/Alemanha.
Do Colégio BONJA, além do diretor-geral Silvio Iung; também estavam presentes os vice-diretores Douglas Jonis Horst (4º ao 6º anos) e Jeferson Kern (7º ao 9º anos); a coordenadora Técnica do curso de Especialização de Práticas Imersivas da Faculdade IELUSC, Marguit Goldmeyer, e a coordenadora do Centro de Idiomas do Colégio BONJA, Jordana Taís Konrad.
