27 de março de 2023
Notícia

Estudantes com Altas Habilidades do Colégio BONJA participam do Programa “Conversas Inteligentes”

Objetivo é realizar um acolhimento diferenciado e necessário para desenvolver as capacidades intelectuais e emocionais destes alunos

Como agir em situações em que uma criança ou um adolescente possui altas habilidades na escola? De que maneira as unidades escolares estão se envolvendo com estas questões dentro e fora de sala de aula? Estas são algumas das dúvidas que os pais têm quando procuram por uma unidade escolar que dê uma atenção especial para estas crianças que se destacam pela sua inteligência, criatividade e superdotação.

De acordo com o Censo Escolar de 2020, no Brasil existem 24 mil estudantes com perfil de altas habilidades/superdotação matriculados, mas o número real pode ser ainda maior. Os estudos da Organização Mundial da Saúde (OMS) afirmam que 5% da população do planeta têm algum tipo de Alta Habilidade (AH) ou superdotação (SD).

Desde 2017, o Colégio BONJA tem se dedicado a este tema buscando formas de realizar um acolhimento diferenciado e necessário para desenvolver suas capacidades intelectuais e emocionais dos estudantes, ou seja, englobando linguagem, pensamento, memória, raciocínio, capacidade de compreensão, percepção etc. 

Um Grupo de Trabalho (GT) reúne-se constantemente, na unidade Saguaçu do Colégio BONJA, para abordar este assunto referente às Altas Habilidades, traçando estratégias de como potencializar ainda mais os alunos e alunas com alto grau de conhecimento. Participam do GT profissionais de diferentes níveis de ensino e de áreas de atuação.

Nesta semana, iniciaram os encontros do programa “Conversas Inteligentes”, na unidade do Saguaçu. São divididos em dois grupos: 4º, 5º e 6º séries e outro envolvendo 7º, 8º e 9º anos. Durante uma hora e meia, em grupos separados, os alunos, acompanhados de pais e professores, conversam e participam de atividades didáticas como forma de complementar os conceitos teóricos à prática.

Para a psicóloga escolar do Ensino Fundamental do Colégio BONJA, Sara Silveira, a finalidade do programa “Conversas Inteligentes” é proporcionar um espaço diferenciado aos alunos para que possam explorar estas habilidades, reconhecendo a otimização na aprendizagem. “Um ano na vida de uma criança faz muita diferença. Desde a implantação do programa, percebemos uma grande integração entre professores e estas crianças e adolescentes. É um espaço para os alunos dialogarem sobre assuntos que vão além dos horizontes da sala de aula. Além disso, estudos revelam que o cognitivo destas crianças/adolescentes é maior do que o emocional”, comenta a psicóloga.

Para a seleção dos alunos é realizada uma pré-seleção, em conselho de classe, no 1º trimestre. A partir do Manual de Identificação de Altas Habilidades/Superdotação, os professores respondem a um instrumento de identificação de características e indicadores, que permite detectar os alunos com destaque escolar.

Na visão do orientador educacional do Colégio BONJA do 4º ao 6º anos, Jeison Boegershausen, a troca de experiência é muito importante nestas situações de aprendizagem. “No ano passado, o programa Conversas Inteligentes tinha periodicidade mensal e, neste ano de 2023, passou a ser realizado quinzenalmente, devido à importância do tema que está sendo trabalhado com as crianças e adolescentes. Vale lembrar que não se trata só de notas, mas de desenvoltura na linguagem”, expõe o orientador. 

A professora Adriana Evers comenta que ao longo das conversas, os alunos são instigados a pensar de perspectivas distintas ouvindo os colegas, vivenciando situações problema, criando alternativas, compartilhando suas experiências e se sentirão motivados a explorar novos caminhos. “É um processo de aprendizagem colaborativo, em que todos saem enriquecidos. Para mim, como professora, é um prazer acompanhar o desenvolvimento desses jovens e ver o quanto eles se tornam mais confiantes e seguros de si. Acredito que programas como esse são essenciais para que possamos valorizar a diversidade e garantir que todos os nossos estudantes tenham a possibilidade de serem desafiados, e de descobrirem competências diversas em diferentes níveis e áreas. Por isso, recomendo a todos que apoiem e participem dos encontros de Conversas Inteligentes. É uma experiência enriquecedora para todos os envolvidos e tenho certeza de que vocês vão adorar”, salienta ela. 

 

Ensinos Infantil e Fundamental do 1º ao 3º anos

Os anos iniciais também estão inseridos dentro do programa como o nome de  “Conversas Inteligentes Mirins”. Os encontros irão iniciar nesta quinta-feira (dia 23), com duas turmas: uma no período matutino e outra no vespertino, sendo destinado aos alunos do Ensino Infantil e do 1º ao 3º anos da Educação Fundamental.

A diretora da Educação Infantil e do 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental, Regina Piske Fertig, comenta que há muito tempo vários recursos são utilizados para contribuir nestas situações de alunos com Altas Habilidades. “Antes, as unidades escolares não sabiam como lidar com estas questões. Em 2018, professores e coordenadores do colégio BONJA, organizaram o programa com o objetivo de os alunos interagirem de forma produtiva. A ideia é apresentar aos alunos uma dinâmica diferente da sala de aula, onde possam explorar seu potencial em conversas inteligentes”, expõe a diretora.

Ela acrescenta dizendo que dentre os objetivos do programa é oferecer aos alunos que se destacam positivamente em sala de aula um espaço com propostas pedagógicas diferenciadas, até porque o público alvo do programa não são só crianças com diagnóstico.

Consideradas habilidades acima da média, o envolvimento com a tarefa, sua criatividade, o ritmo de aprendizagem, a qualidade dos produtos que apresentam para evidenciar a aprendizagem, sendo a cognição é responsável pela regulação emocional, controle de impulsos e tomada de decisão, qualidade de vida e relações interpessoais. 

Algumas características indicam o alto potencial em crianças como, por exemplo, a capacidade inicial de ler, aprender e compreender as coisas rapidamente, pode ficar intensamente absorvido em tópicos de interesse, ao mesmo tempo em que fica alheio aos eventos ao redor, observação aguçada, uso inicial de vocabulário avançado, curiosidade e tendência a fazer perguntas, além de encontrar alegria em descobrir novos interesses ou apreender novos conceitos.

Formação de Professores

No dia 12 de abril, está marcado o 2º encontro dos professores em formação, referente ao tema de Altas Habilidades, do Colégio BONJA. Em maio, vai acontecer o terceiro e último encontro deste semestre com os docentes. Vários professores estão participando desta formação continuada. Este é o terceiro ano que acontece esta capacitação com os docentes.

O orientador educacional do Colégio BONJA do 4º ao 6º anos, Jeison Boegershausen, informa que a formação de professores é extremamente importante, pois são eles que estão dentro da sala de aula ensinando e convivendo diretamente com os alunos.

Esta formação do professor é de suma importância, uma vez que não basta receber esses instrumentos e preenchê-los sem um conhecimento básico sobre as características dos alunos, suas necessidades, interesses e aptidões.