Projeto “Caminho do Autocuidado” busca identificar os maiores desafios dos estudantes
Até o dia 28 de setembro, as atividades estão sendo realizadas com alunos dos 4º e 5º anos, numa ação do setor de Psicologia Escolar e ViVaE


Alunos dos 4º e 5º anos do Colégio BONJA estão participando de uma nova experiência nas próximas duas semanas. Trata-se do projeto “Caminho do Autocuidado”, que começou nesta terça-feira (19) e prossegue até o dia 28 de setembro.
Dividido em quatro atividades: Autocuidado Físico, Autocuidado Emocional, Autocuidado Espiritual e Autocuidado Social, a intenção do projeto é que os alunos identifiquem quais são seus maiores desafios e como fazer para melhorá-los. Esta ação com os estudantes é promovida numa parceria entre o setor de Psicologia Escolar e a Vivência de Valores e Emoções (ViVaE), que visa desenvolver habilidades de cultivar, entender e controlar os seus sentimentos.
Conforme o cronograma do projeto, cada oficina representa uma situação de convívio. O Autocuidado Físico diz respeito ao cuidado com o corpo, que envolve desde alimentação e atividades físicas, até consultas médicas, quando necessárias. Já o Autocuidado Espiritual refere-se às atividades que nos ajudam a encontrar e a sustentar um significado para as vidas.
O Autocuidado Emocional está relacionado ao cultivo de emoções agradáveis, que contribuem para seu bem-estar, percebendo os sentimentos e emoções. Já o Autocuidado Social foca em manter contato com pessoas que te apoiam, além de praticar a empatia e a solidariedade com o próximo. Os alunos dos 6º anos colaboraram como monitores das oficinas do projeto.
De acordo com a professora da disciplina socioemocional ViVaE (Vivência de Valores e Emoções) do Colégio BONJA, Solange Marília da Silva, num dos espaços na parte de fora da sala está um estande com Afirmações Positivas, onde um papel com formato de flor se abre em contato com a água. “A intenção é aumentar a confiança e fortalecer a vida dos alunos. “Ao repetir todos os dias as suas frases preferidas, com o passar do tempo o seu cérebro se condiciona e acredita naquilo que você está dizendo. A ideia central é de que somos o que pensamos”, comenta ela.
Para a psicóloga escolar do Ensino Fundamental do Colégio BONJA, Sara Silveira, a intenção é destacar a importância dos quatro pilares: físico, emocional, espiritual e social, no cotidiano dos estudantes.
Duas alunas do 4º ano F, Ana Júlia e Sofia, foram as últimas a sair da sala. Elas comentam que a atividade foi muito importante para mostrar a valorização da vida. “A ideia das oficinas foi ótima. A gente estudou que é muito importante cuidar da nossa saúde”, informa uma delas.
As atividades prosseguem até o dia 28 de setembro, com diversas turmas dos 4º e 5º anos do Colégio BONJA.
