18 de outubro de 2019

Bonja recebe professora alemã

 

No Colégio Bonja o ensino dos idiomas alemão e inglês, desde a Educação Infantil, tem papel de destaque. Por meio de um ambiente multicultural, os alunos convivem diariamente com professores estrangeiros e com intercambistas que trazem consigo as características do país de origem, proporcionando uma vivência autentica das línguas.

Para compor o quadro de docentes estrangeiros, o Bonja recebeu no início de agosto a professora Jennifer Laas, enviada pelo Governo da Alemanha para auxiliar alunos e professores e aproximá-los, ainda mais, da cultura alemã. O governo alemão encaminha professores às escolas estrangeiras parceiras que conquistam resultados expressivos em exames de proficiência, participação em eventos e intercâmbios. No sul do Brasil, apenas três escolas recebem estes profissionais.

Há duas semanas no Brasil Jennifer revela que foi bem recepcionada por alunos, funcionários e professores da Instituição. “Ainda não consigo falar e entender a língua portuguesa, mas os professores e os alunos foram muito receptivos e me ajudam no que for preciso. Tem tudo para ser uma grande experiência”, comenta a professora que ficará dois anos no Bonja.

A professora Jennifer trabalhará principalmente com os alunos dos últimos anos, preparando-os para os exames de proficiência e outras provas de admissão, como o Studiekolleg. Além disso, tem o objetivo de fortalecer a interculturalidade.

Para o mundo e para sempre

O Bonja é a primeira escola internacional de Santa Catarina autorizada pelo Conselho Estadual de Educação. Os programas são focados na aprendizagem de conteúdos curriculares nas línguas inglesa e alemã. Proporcionando uma vivência autêntica dos idiomas ao apresentar um conceito interdisciplinar, desenvolvendo atividades que ampliam o pensamento crítico.

Atualmente, cerca de mil estudantes frequentam aulas de alemão no Colégio Bonja, que está entre as três instituições de Santa Catarina autorizadas pelo Ministério da Educação da Alemanha (ZfA) a aplicar provas de proficiência A1, A2, A2/B1, B2/C1, conforme Quadro Europeu Comum de Referências para Línguas. Vale ressaltar o incentivo à realização de intercâmbios. Para tanto, o Bonja mantém parcerias com instituições norte-americanas, europeias e australianas.