Aluna do Colégio BONJA recebe Moção de Parabéns, da Câmara de Vereadores de Joinville
Estudante desenvolveu um programa para incentivar a leitura em sete bibliotecas, com 120 livros aproximadamente em cada, contemplando vários postos de saúde de Joinville

A aluna do Terceirão do Colégio BONJA, Martina Schmitt, recebeu nesta semana uma Moção de Parabéns, pelo projeto “Leitura na Sala de Espera: Acalmando a mente através da literatura”, que foca na criação de biblioteca em postos de saúde na cidade de Joinville. Ela recebeu o reconhecimento das mãos do vereador Henrique Deckmann e da secretária Municipal de Saúde, Tânia Eberhardt.
Por meio deste projeto da estudante, foram criadas sete bibliotecas com 120 livros aproximadamente em cada, contemplando os seguintes Postos de Saúde: Glória, Vila Nova Rural, Vila Nova, Vila Nova 1, São Marcos, Nova Brasília e Lagoinha.
A estudante, uma leitora voraz, com média de 75 livros lidos por ano desde 2018, desenvolveu este programa para incentivar a leitura na sua comunidade através da doação de uma pequena biblioteca para o Posto de Saúde de seu bairro São Marcos.
O objetivo é incentivar a leitura de livros, esquecendo os celulares momentaneamente e distrair as pessoas que estão aguardando para serem atendidas no local aguardando atendimento médico. Martina acredita que os doentes ou acompanhantes podem ser “tocados” pelos livros, mesmo que apenas passem os olhos.
“Uma boa obra tem esse poder de criar curiosidade para a leitura e saber do que se trata aquela história que está em suas mãos. Se somente uma criança se interessar em ler, já terei atingido minha meta”, explica a estudante.
Martina lembra que não existe o compromisso em devolver o livro para a estante, porque quem o pegá-lo, mesmo que dê para outra pessoa, será por interesse e a vida da obra estará garantida.
