Alunos do BONJA são destaques na Maratona de Cálculo da UFSC competindo com mais de 80 duplas
"Chegar entre os quatro melhores colocados é motivo de orgulho. Acredito que este é um resultado muito positivo e que estamos no caminho certo”, destaca o diretor do Ensino Médio

Os alunos Felipe Schneider e Luiz Gustavo Girardi, do Ensino Médio do Colégio BONJA, foram destaques na VII Maratona de Cálculo da UFSC Joinville realizada neste mês de novembro em Joinville. A dupla do Colégio conquistou o 4º lugar diante de 85 duplas participantes, entre elas provenientes de universidades (UFSC e Udesc). Os campeões da maratona foram os acadêmicos do curso de Engenharia Aeroespacial da UFSC.
Realizada anualmente, a competição tem como objetivo avaliar o conhecimento dos participantes em conteúdos relacionados exclusivamente com o Cálculo Diferencial e Integral e estimular o estudo desta disciplina.
O diretor do Ensino Médio do Colégio BONJA, Roberto Luiz Carneiro Junior, destaca que o colégio possui um projeto de extensão de ensino de cálculo. “A nossa participação coroou a preparação de cálculo que nós fizemos durante todo o ano com os estudantes. Hoje, temos um programa envolvendo os alunos de 2º e 3º anos, onde eles têm um primeiro contato com o que é trabalhado em uma universidade. Chegar entre os quatro melhores colocados, é motivo de orgulho. Acredito que este é um resultado muito positivo e que estamos no caminho certo”, comenta o diretor.
A maratona consiste em duas etapas onde são avaliados conteúdos relacionados exclusivamente com o cálculo de derivadas de uma função de uma variável. O evento contou com a participação de 71 duplas da UFSC, seis da Udesc e oito do Colégio BONJA, concorrentes ao longo de duas fases de muito cálculo.
O professor Jairton Passos Rachadel, responsável por este projeto do colégio BONJA, celebra a integração entre as instituições de nível Médio e Superior. “Nesse projeto ofertamos aos alunos interessados aulas de Limites, Derivadas e Integrais. O perfil é de alunos que venham a cursar faculdade na área de exatas e que queiram ingressar no mundo acadêmico com uma base mais aprofundada. Além de enaltecer o empenho dos alunos, a conquista traz ainda mais motivação aos que vierem a participar deste projeto nos próximos anos”, ressalta o professor de Matemática do Ensino Médio do Colégio BONJA.