9 de outubro de 2023
Eventos

Alunos debatem, de forma argumentativa e fundamentada, opiniões relacionadas à temas específicos

Objetivo da atividade é exercitar a argumentação e encontrar, a partir do raciocínio coletivo, soluções viáveis para a situação em questão. O debate segue as regras do Jugend debattiert.

Nesta segunda-feira (9), o Colégio BONJA inicia mais uma edição do “Todos em Debate”. Alunos do Jardim, 1º ano, 3º ano, 6º ano, 7º ano (Bilíngue inglês e alemão), 9º ano, 9º ano do projeto alemão e 1º e 2º anos do Ensino Médio estarão participando desta atividade que visa ampliar a capacidade dos alunos de estabelecer uma opinião ou posicionamento a partir da escuta aos outros estudantes e da argumentação.

Com o tema “Tecnologia na minha mão: Responsabilidade e Decisão”, o objetivo da atividade é exercitar a argumentação e encontrar, a partir do raciocínio coletivo, soluções viáveis para a situação em questão.

Esta atividade serve também para destacar a capacidade de conversação entre os alunos, escutar com atenção, deixar o outro falar e contra-argumentar com base na fala anterior. Além disso, incentiva a prática de frases coesas, pronúncia clara, coerência na escolha das palavras, falas bem-construídas, justificação do posicionamento e também a postura convincente.

O debate contém três partes que são ajustadas de acordo com a faixa etária dos alunos. A base do debate tem com a fala inicial, sendo dois minutos por pessoa (total de 8 minutos), tanto o representante do pós como do contra, sem interrupção. Após este  início, acontece a Fala Livre, com alternância (contendo 12 minutos), sem intermediador, em alternância livre. São falas resumidas, relacionadas às falas anteriores. E, a terceira etapa, é a Fala Final, distribuída em um minuto (total de 4 minutos), na mesma ordem como na fala inicial. O debate segue as regras do Jugend debattiert.

Com base no tema proposto nesta edição, os alunos vão debater sobre responsabilidade e decisão quanto à inovação nas mãos de crianças; sobre como as tecnologias digitais podem ser responsáveis pela obesidade infantil e também com relação ao uso de ferramentas tecnológicas em sala de aula.

Durante o “Todos em Debate”, alunos manifestam, em suas falas, posições positivas ou negativas (pró e contra) em relação ao tema, posicionando-se, de forma crítica e fundamentada, ética e respeitosa frente a fatos relacionados ao tema. 

“Uma democracia precisa de pessoas que façam perguntas críticas, ou seja, pessoas que se manifestam, expressam sua opinião e lidam com as opiniões dos outros de forma justa e objetiva”, destaca o professor do Bilingual Programme do Colégio BONJA, Ricardo Luiz Carneiro. 

CRONOGRAMA DAS ATIVIDADES:

09/10 (Bilíngue Alemão)

26/10 (6º ano Regular)

27/10 (9º ano Bilíngue inglês) 

17/10 (Jardim B)

18/10 (1º Ano Regular)

19 e 20/10 (3º Ano Regular) 

10/11 (Projeto Alemão 9º Ano)

17/11 (1º e 2º anos do Ensino Médio)