Alunos do Colégio BONJA participam da Jornada Espacial da Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA)
Do total de 66 participantes de todo o Brasil, dois deles integram o Ensino Médio da unidade educacional de Joinville. Programação segue até sexta-feira (dia 24), no interior de São Paulo
Dois alunos do Colégio BONJA foram selecionados e estão participando da 19ª Jornada Espacial da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), que prossegue até esta sexta-feira (dia 24) em São José dos Campos (SP).
A dupla Elis Gianesini Schiefler (3° ano) e Matheus Eduardo Axt Ramos (2° ano IB) participa do evento juntamente com um seleto grupo de 66 estudantes, com foco total em tecnologia e estudos espaciais, que tem duração de uma semana. Os estudantes joinvilenses estão acompanhados da coordenadora das Olimpíadas do Conhecimento do Ensino Médio do Colégio BONJA, Ana Luiza Milhazes.
A participação de Elis e Matheus é fruto do excelente desempenho na 26ª Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), especialmente nas questões de Astronáutica, realizada em maio deste ano.
Na opinião do aluno Matheus Eduardo Axt Ramos, participar da Jornada Espacial, oferecida pela OBA (Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica), “esta é uma oportunidade incrível, da qual eu estou adorando fazer parte. Desde as primeiras aulas, eu sinto que meu conhecimento na área de astronáutica se expandiu e, por termos aulas práticas, eu aprendi muito mais. Temos a oportunidade de conhecer profissionais que trabalham nas nossas áreas de interesse e conversar com eles, o que pode tirar dúvidas remanescentes e ainda disponibilizar novos caminhos para o nosso futuro com uma rede de pessoas seguindo um objeto de estudo comum. Espero que algumas das nossas perguntas sejam respondidas durante o programa”, comenta o estudante.
Durante os cinco dias de imersão, os participantes estão visitando o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), o Memorial Aeroespacial Brasileiro (MAB) e o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), além de palestras com especialistas em Foguetes, Satélites, Astronomia, oficinas de foguetes e de astronomia, etc.
A aluna Elis Gianesini Schiefler acredita que o evento possibilita a ampliação dos conhecimentos dentro das áreas de astronomia e astronáutica, assim como a chance de observar, na prática, o trabalho e as pesquisas nos temas abordados.
“A experiência tem sido muito positiva, com a chance de conhecer novas pessoas também interessadas na área. Espero que essas oportunidades que eu e o Matheus estamos tendo incentivem mais estudantes a participarem de olimpíadas do conhecimento, pois elas abrem portas para muitas outras oportunidades durante o Ensino Médio”, ressalta a estudante.
Durante a programação da OBA, os alunos vão receber dicas sobre como ingressar em uma universidade internacional, como fazer uma pós-graduação nesta área em países da Europa e também como ser um aluno espectador de algum laboratório de astronomia.
A coordenadora Ana Luiza Milhazes explica que o evento é uma oportunidade incrível para os alunos, mas também para os professores. O cronograma compreende palestras e oficinas que com certeza ampliarão as práticas pedagógicas, independentemente da disciplina que o professor ministra em sala de aula. “Ter a oportunidade de conhecer polos importantes do Programa Espacial Brasileiro é uma forma incrível de descobrir como nosso país é rico em recursos tecnológicos e aeroespaciais e que, muitas vezes, por falta de conhecimento não valorizamos”, avalia a coordenadora.
A Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) é uma experiência imersiva no universo da astronomia e da astronáutica, reunindo os melhores alunos do país. Seu objetivo é fomentar o interesse dos jovens pela astronomia, astronáutica e ciências afins, além de promover a difusão dos conhecimentos básicos de uma forma lúdica e cooperativa, mobilizando alunos, professores, coordenadores pedagógicos, diretores, pais e instituições de ensino.