3 de março de 2021

Artigo científico de aluno BONJA é aceito em plataforma internacional

 

Com o intuito de responder suas próprias questões e buscar novas soluções, Matheus Barbiero Pillon, aluno do 9º ano do Bonja Connect, escreveu seu primeiro artigo científico. O estudante é um entusiasta da Física e após a leitura de um dos livros do famoso físico Stephen Hawking as perguntas ficaram ainda maiores para Matheus que decidiu ir atrás das respostas.

O artigo “Quantidade mínima de energia necessária para transferência de elétrons entre átomos” foi aceito em uma das principais plataformas colaborativas internacionais, a arXiv.org, da Cornell University (EUA). O estudo, produzido em inglês, mostra uma maneira diferente de calcular a transferência de elétrons entre átomos. “Muitas vezes não encontro respostas para minhas perguntas, mesmo buscando em livros e em sites especializados. Assim veio a vontade de escrever o artigo e eu mesmo encontrar as respostas, até novas fórmulas, para compartilhar com o máximo de pessoas possível”, explica.

Os estudos sobre o tema não pararam e Matheus já tem planos de continuar o artigo e escrever uma nova edição da pesquisa. “Quero escrever sobre algumas coisas que faltaram e assuntos nos quais a fórmula não funciona, como em altas e baixas temperaturas que, por conta da variação, necessitam de velocidade e de ângulo perfeito para a descarga elétrica necessária”, comenta.

O jovem pesquisador já tem metas traçadas para o futuro: estudar física na Suíça. Mas o foco ainda é na Educação Básica e na intenção de responder as suas mais diferentes questões e incentivar a pesquisa e a ciência. “Precisamos refletir sobre os benefícios que um artigo pode trazer para a sociedade. Muitas vezes buscamos por aquilo que vemos em sala de aula e esquecemos daquelas perguntas que não são feitas e é nelas que que moram as possibilidades de novos estudos e propostas”, conclui. Clique aqui para ler o artigo de Matheus na íntegra. 

arXiv

arXiv é um serviço de distribuição gratuita e aberto para artigos acadêmicos nas áreas de física, de matemática, de ciência da computação, de biologia quantitativa, de finanças quantitativas, de estatística, de engenharia elétrica e de ciência de sistemas e de economia. A arXiv é um recurso financiado pela comunidade, fundado por Paul Ginsparg (1991) e mantido e operado pela Cornell University.