Atividades do “Mole Day” movimentam o Ensino Médio do Colégio BONJA
Os melhores trabalhos apresentados no evento foram premiados por uma comissão avaliadora composta por professores e avaliadores
Alunos do Ensino Médio do Colégio BONJA participaram, no dia 24 de novembro, da 4ª edição do Mole Day. A intenção foi promover a integração e a cultura científica entre os estudantes. O Mole Day é comemorado em vários países do mundo com muitas atividades didáticas.
Entre as atividades realizadas, destaque para as apresentações (exposição de trabalhos) dos alunos em sala de aula, oficinas, Maratona de Matemática e de Programação, Gincana Científica e Desafio das Pontes de Palito. Ao final do evento, os vencedores receberam premiações.
Para as professoras Laurita Teles e Julia Da Silva, coordenadoras do Mole Day, o evento foi um sucesso. “Ficamos muito felizes com a participação efetiva e engajamento de todos os alunos. Eles arrasaram com os projetos integradores, além das várias atividades neste evento rico e produtivo”, destaca as professoras.
Um dos momentos mais esperados foi o Desafio das Pontes de Palito. Cerca de 25 grupos disputaram esta modalidade que consistia na construção de uma estrutura utilizando apenas palitos de madeira e cola, que fosse capaz de suportar o maior peso possível. Na avaliação da montagem das maquetes, quesitos como criatividade, projeto técnico e pesagem foram os aspectos julgados para classificar o ganhador do desafio.
Outros pontos de destaque foram as competições da Maratona de Matemática, onde duplas de alunos precisam resolver questões em menos tempo. Foram 10 perguntas que motivaram os alunos participantes. E, a Maratona de Programação, que reuniu estudantes do curso Connect para desafiarem-se com 10 perguntas para solução com linhas de comando. Venceu o estudante que conseguiu resolver o maior número de problemas dentro do menor tempo possível.
Distribuídas em salas de aula, os grupos de quatro alunos apresentavam os temas relativos à saúde, bem-estar, economia, meio ambiente, educação, matemática, jogos e esporte, compartilhando muito conhecimento e informação com os outros alunos do Ensino Médio. A finalidade foi estimular e promover a criatividade dos estudantes.
O aluno Gustavo da Cunha Dias, do 2º IB, apresentou seu trabalho sobre o “Plano Real”, sendo um processo de estabilização econômica iniciado em 1993 para controlar a inflação no Brasil. Ele elogiou a organização do evento e comentou que muitos alunos trouxeram grandes novidades para o evento. “Fico feliz em poder trocar informações e receber mais conhecimentos”, expõe Gustavo.
Os melhores trabalhos apresentados no evento foram premiados por uma comissão avaliadora composta por professores e avaliadores externos das Universidades locais, como a Faculdade IELUSC, UDESC e UFSC.
VENCEDORES DA 4ª EDIÇÃO DO MOLE DAY:
Criatividade
Cinemática Inversa de um Braço Robótico – Felipe Spacek
Inovação
Tema: Barra Nutritiva
Integrantes: Matheus Medeiros da Costa, Mateus da Silveira Mallorca, Matheus Beninca dos Santos e Eduardo Augusto dos Santos F.
Aplicabilidade Social/Tecnológica
Tema: Vazamento de Petróleo: problemas ambientais e socioeconômicos
Integrantes: Carolina Voigt da Fonseca, Camila Ribeiro Lima, Maria Fernanda Alberton Schulz e Victoria Cunha
Maratona de Programação – Francisco Castro Schimitz e Gabriela Schappo Pimentel
Maratona de Matemática – Mycaella Kamylle Brusemeister da Silva e Rikelmy Santos da Silva
Gincana Científica – Giovanna Torrano Marques de Sousa, Nicole Lopes Tumelero, Ágatha Rieper dos Santos, João Henrique Lopes de Paula, Kenzo Silveira Takahashi e Artur Turra.
Desafio das Pontes de Palito – Bianca Terezinha Belli, Guilherme Luiz Boldt, Yasmim K. e Thaynara R.