18 de outubro de 2019

Bonja recebe intercambistas da Alemanha

Para proporcionar aos alunos um ambiente multicultural com vivência nos idiomas, nas tradições e nos costumes, o Colégio Bonja recebe regularmente intercambistas para trocar experiências com os estudantes da Instituição. No mês de setembro, o Bonja recebeu as alemãs Bianca Migge, Chiara Ricarda Diestler e Svende Niepmann.

As três estão realizando intercâmbio voluntário com o mesmo propósito: ampliar os horizontes. Svende é acadêmica de Licenciatura e busca novas experiências. “Pretendo conhecer o sistema de ensino para compreender como cada país atende seus estudantes”, revela a intercambista que ficará seis semanas na Instituição.

A estadia de Bianca Migge no Brasil será de um ano e o objetivo durante este período é descobrir novas possibilidades. “Será um tempo de descobertas e aprendizado. Me senti acolhida pelos professores e alunos da escola, são todos prestativos e atenciosos”, comenta.

Ser uma região de tradições alemãs levou Chiara a escolher Joinville para realizar seu intercâmbio. “Pesquisei na internet e encontrei a escola, fiquei encantada com a cidade e com a estrutura, então liguei para cá e me candidatei. Estou feliz com este momento, será uma experiência inesquecível”, conclui.

Para o mundo e para sempre

O Bonja é a primeira escola internacional de Santa Catarina autorizada pelo Conselho Estadual de Educação. Os programas são focados na aprendizagem de conteúdos curriculares nas línguas inglesa e alemã. Proporcionando uma vivência autêntica dos idiomas ao apresentar um conceito interdisciplinar, desenvolvendo atividades que ampliam o pensamento crítico.

Atualmente, cerca de mil estudantes frequentam aulas de alemão no Colégio Bonja, que está entre as duas instituições de Santa Catarina autorizadas pelo Ministério da Educação da Alemanha (ZfA) a aplicar provas de proficiências A1, A2, A2/B1, B2/C1, conforme Quadro Europeu Comum de Referências para Línguas. Vale ressaltar o incentivo à realização de intercâmbios. Para tanto, o Bonja mantém parcerias com instituições norte-americanas, europeias e australianas.