8 de novembro de 2023

Colégio BONJA anuncia expansão com nova unidade na Cidade das Águas em Joinville

BONJA junta-se ao inovador bairro que representa a grandeza da nossa cidade, do jeito que o joinvilense merece

 

O Colégio BONJA, fortalecendo seu compromisso com a comunidade joinvilense, anuncia a chegada na  Cidade das Águas, um lugar para morar, trabalhar, estudar e se divertir. O empreendimento é projetado pelo Grupo  CRH e Hurbana/Pedra Branca. O anúncio aconteceu nesta terça-feira, dia 7 de novembro, durante o evento institucional da Cidade das Águas. 

Ao longo de quase um século, o BONJA construiu uma história de dedicação a Joinville, proporcionando ensino de excelência e desenvolvendo habilidades e competências de geração em geração, deixando marcas sólidas em diversos segmentos da sociedade. 

O compromisso com a educação de excelência, com base na tradição aliada à inovação, impulsiona o Colégio neste projeto que tem qualidade de vida e sustentabilidade como grandes pilares, afirma Silvio Iung, Diretor-geral do Grupo BOM JESUS/IELUSC, mantenedor da escola. O Cidade das Águas é um bairro que nasce para viver o melhor de Joinville combinando opções de moradia, trabalho, serviços e lazer.

Localizado no Atiradores, a Cidade das Águas foi inspirada no melhor do urbanismo mundial e projetada com foco nas pessoas, promovendo uma vida urbana comunitária, onde tudo está a uma curta distância. Além de seu caráter sustentável, o projeto representa uma adição significativa à cidade de Joinville. O BONJA acredita nos  fundamentos do empreendimento, somando-se a ele, e terá papel de destaque na promoção da educação. 

A área do Colégio BONJA na  “Cidade das Águas” compreende cerca de 9.000 m². A unidade atenderá, inicialmente, a Educação Infantil e o Ensino Fundamental. O colégio, assim como o bairro, crescerá gradativamente. 

 

Para o Diretor-geral do Grupo BOM JESUS/IELUSC, Silvio Iung, com essa expansão, o BONJA não atenderá apenas o novo bairro, mas também a região Sul da cidade. A expansão para essa região já fazia parte do planejamento da instituição e a integração ao Cidade das Águas foi a forma escolhida.

Sobre o BONJA

O Colégio BONJA é uma das maiores instituições de ensino em Santa Catarina e a maior escola particular de Joinville. Atualmente, a instituição atua em dois campi. No bairro Saguaçu, o BONJA opera com uma unidade exclusiva da Educação Infantil ao 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental, e outra para alunos do 4º ao 9º ano. Uma terceira unidade atende ao Ensino Bilíngue e na Unidade Comenius, atende exclusivamente o BONJA International, que segue um currículo internacional (IB) e oferece educação trilíngue. Além disso, há um centro de natação e academia no mesmo complexo. O outro campus, situado no Centro, serve ao Ensino Médio, programa que, na última década, levou a escola a sucessivos registros como a com maior nota no ENEM de Santa Catarina.

Com uma ampla estrutura educacional, a instituição é reconhecida pela excelência acadêmica e pela proposta de ensino internacional trilíngue. O colégio também se destaca pela inovação educacional ao adotar o pioneiro modelo educacional BONJA Connect, em parceria com a Apple Education, para atender às demandas de um mundo interconectado, além de estar integrado ao ecossistema de inovação de Joinville, como mantenedor do Ágora Tech Park. Destaque é também o ensino da língua alemã, como escola que mais certifica alunos nos níveis B1 e B2/C1 na em Santa Catarina. Além disso, oferece uma ampla variedade de atividades complementares nas áreas de Artes, Esportes e Tecnologia, enriquecendo a experiência educacional e explorando os potenciais de cada aluno. A instituição integra a Rede Sinodal de Educação, conjunto de escolas vinculadas à Igreja Luterana (IECLB). 

BONJA no “Cidade das Águas”

Com a nova unidade no “Cidade das Águas”, a expectativa é um crescimento aproximado de 50% no número de estudantes, de acordo com o Silvio Iung.

O projeto do BONJA na Cidade das Águas é assinado pelas arquitetas Danielle Allage,  Eluza Hulse e Michele Vanderwegen e conta com sustentabilidade e inovação como seus principais pilares.

   

Projeto Cidade das Águas em duas etapas

A primeira etapa do bairro planejado compreende uma área hoje ocupada pelo Parque Hansen, ao lado da rua Ottokar Doerffel. O local receberá cerca de 8 mil habitantes e terá praças, parques e ruas, com obras que devem durar de 18 a 24 meses para ficarem prontas.

A construção das edificações, que serão usadas para área residencial e comercial, deve demorar um pouco mais, de 36 a 48 meses, a partir do início dos trabalhos.

O início da segunda etapa dependerá da resposta do mercado, afirma Danilo Conti, Diretor da Cidade das Águas. No entanto, a previsão é expandir o bairro após 10 anos, com a construção de infraestrutura do outro lado da rua Ottokar Doerffel, onde deverão residir cerca de 7 mil moradores.

Nesse contexto, o Colégio BONJA, que ocupará uma área de aproximadamente 9.000 m² no bairro, planeja iniciar suas atividades juntamente com as entregas das unidades residenciais, crescendo em conjunto com a comunidade de forma sustentável e orgânica, oferecendo um ambiente seguro para que os alunos possam transitar com autonomia e segurança.