Colégio BONJA: excelência também nos resultados
Colégio Bonja, de Joinville, conquistou a melhor média no ENEM entre todas as escolas de grande porte de Santa Catarina
O Colégio BONJA, mantendo seu compromisso com a excelência educacional, com sua qualificada equipe de professores, comemora mais um resultado extraordinário: é, novamente, a escola líder em Santa Catarina, considerando instituições de grande porte, com mais de 90 alunos participantes do ENEM. O BONJA teve 202 participantes no ENEM 2022.
Os dados oriundos do Serviço de Acesso a Dados Protegidos (Sedap), um órgão vinculado ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), integram a pesquisa intitulada “Análise da evolução e disparidades nas notas do Enem”, conduzida pela edtech AIO Educação e elaborada pelos pesquisadores Paulo Vivas, Murilo Vasconcelos e Mateus Prado.
Ao longo da última década, o Colégio BONJA tem mantido sua posição de liderança no ranking do ENEM em Santa Catarina.
De acordo com o diretor do Ensino Médio do Colégio BONJA, Roberto Luiz Carneiro Júnior, esse resultado confirma o compromisso contínuo da instituição em proporcionar uma educação de excelência aos alunos que se preparam para o ENEM e vestibulares, tanto no Brasil quanto no mundo. “No Ensino Médio do Colégio BONJA construímos uma base sólida para que os alunos alcancem o sucesso acadêmico. Este resultado divulgado com base nos dados do INEP reflete nosso compromisso com a busca constante pela excelência, demonstrando a dedicação dos alunos, suas famílias e nossos professores”, afirma o diretor.”
Durante o ano letivo no Ensino Médio, além das aulas regulares pela manhã, os alunos têm a oportunidade de participar de aulas de idiomas, esportes e aprofundamento de estudos no contraturno. Desde fevereiro até outubro de 2023, já são seis simulados do ENEM, replicando fielmente as características de uma prova real: 90 questões em cada um dos dois dias do exame, com redação e respeitando os mesmos horários da prova oficial. Este programa de preparação proporciona aos alunos a experiência necessária para encarar com confiança o ENEM e os vestibulares da UFSC, UFPR, UDESC, ACAFE, assim como os vestibulares mais concorridos da região. Além disso, prepara aqueles que buscam ingressar no cenário internacional com o diploma de bacharelado internacional IB.
“Planejamento é a palavra que norteia a todos nós do BONJA. Toda preparação é pensada e planejada para que quando eles (alunos) efetivamente estiverem no processo real das provas, estejam completamente aptos e muito bem preparados”, expõe Roberto. Ele ressalta que o aluno do BONJA é como se fosse um piloto de Fórmula 1. Por trás dele, tem toda uma equipe preparada e competente para que o aluno possa fazer a melhor volta no circuito e consequentemente subir no lugar mais alto do pódio.
Resultados de Destaque
Em 2023, o Colégio BONJA conquistou, pelo quarto ano consecutivo, a condição de escola líder em aprovações no vestibular da UFSC, em Joinville. O diretor aponta a “química” entre alunos e a equipe educacional do colégio para o alcance dos ótimos resultados.
O BONJA também é líder nacional em aprovação pelo Sistema de Seleção Unificada (SISU), dentre as quase mil escolas que utilizam o Sistema Anglo de Ensino. O SISU é gerenciado pelo Ministério da Educação (MEC) e permite aos estudantes que participaram do ENEM concorrerem a vagas em instituições públicas de ensino superior no Brasil, sendo um dos principais mecanismos de ingresso em Universidades Federais, Estaduais e Institutos Federais de Ensino.
Destaque do BONJA: Preparação que faz a diferença
Arthur Emanuel Schmitz Mafra, um ex-aluno do Colégio BONJA, é um exemplo do impacto da preparação de qualidade de excelência proporcionada pela escola. Utilizando sua nota no ENEM de 2022, Arthur conquistou a oportunidade de cursar Engenharia Mecânica na renomada Escola Politécnica da USP, situada no campus da capital paulista.
“O Colégio BONJA é uma escola bem estimulante. No contraturno, há várias atividades que foram essenciais para eu conquistar êxito no vestibular. Além disso, os materiais são focados no ENEM e os professores estão bastante preparados. Sempre que o estudante tem alguma dúvida, o colégio disponibiliza um horário específico para sanar dúvidas. Tive excelentes professores de Física e Matemática para me ajudar. Tudo que eu precisei para conquistar a vaga na USP eu consegui com os ensinamentos do Colégio BONJA”, destaca Arthur. Durante 10 anos, do 3º ano do Ensino Fundamental até o 3º ano do Ensino Médio, Arthur frequentou o Colégio BONJA.
Vale destacar que Arthur não apenas obteve a primeira colocação nos vestibulares dos cursos de Engenharia de Produção na UFSC e UFPR, mas escolheu seguir sua carreira na Engenharia Mecânica na prestigiada Escola Politécnica da USP.
