22 de setembro de 2023
Notícia

Colégio BONJA sedia evento da Apple visando ao aperfeiçoamento dos professores

Intenção é de incentivar os docentes a utilizarem ainda mais as ferramentas tecnológicas dentro de sala de aula

 

Trinta professores do Ensino Médio participaram, nesta quinta-feira (21/09), no Colégio BONJA, de um evento da Apple que proporcionou ampliar ainda mais os conhecimentos sobre as ferramentas digitais da Apple. A data também marcou a antecipação das comemorações do Dia Mundial do Professor (5 de outubro) e Dia Nacional do Professor (15 de outubro). 

O evento, organizado numa parceria com a empresa Sejunta, de São Paulo, visa à promoção da transformação digital nas escolas e empresas que utilizam os dispositivos da Apple, em que aproximadamente 75% dos participantes são do Colégio BONJA. A outra parte dos professores pertence às unidades educacionais da região.

Para a coordenadora do BONJA Connect  do Ensino Médio, Natália dos Passos, este foi um dia especial para trocar ideias e experiências entre os professores que utilizam as plataformas da Apple: “São professores inspirando outros professores. O evento foi muito válido principalmente para ampliar os conhecimentos dos docentes. Estamos felizes em proporcionar este dia de grande experiência”, comenta Natália. 

Coordenando as atividades do evento, a especialista em Educação da empresa Sejunta, Ester Ohl, ressalta que o objetivo do evento é proporcionar didáticas para inspirar professores a utilizarem cada vez mais as tecnologias da Apple dentro de sala de aula. Atualmente, 20 mil escolas distribuídas em mais de 4.570 cidades do Brasil utilizam os sistemas da Apple como forma de contribuir para a educação dos alunos. De acordo com Ester, “Os produtos e recursos da Apple foram criados para tornar o aprendizado dos alunos muito mais criativo e inspirador”. 

Uma das ferramentas destacadas durante o encontro foi o Apple Education Community, um centro de desenvolvimento profissional online projetado para educadores que usam a tecnologia Apple para criar experiências de aprendizado interessantes aos alunos. São dois espaços principais: o Learning Center (antigo Apple Teacher Learning Center) e o Fórum, espaços seguros e colaborativos para os educadores conversarem e aprenderem uns com os outros.

“Nossa intenção, no dia de hoje, é melhorar o processo nesta caminhada da tecnologia que já temos em nossa escola. Há um laboratório móvel de tablets onde as provas são realizadas de maneira digital, as quais geram dados e gráficos, mas ele está sendo utilizado de maneira muito pontual, apenas para as avaliações. Pretendemos ampliar e utilizar mais tecnologia de forma cotidiana durante as aulas. Como unidade escolar, pensamos na projeção daqui 5 ou 10 anos e precisamos prepará-los agora. Não adianta a gente só entregar o recurso tecnológico, precisamos formá-los. Estamos aqui, hoje, pelo processo informativo que a Apple está oportunizando para a nossa região”, expõe a coordenadora do Ensino Médio da Escola Barão do Rio Branco, de Blumenau, Gabrielle Mendes

A Escola Barão faz parte da Rede Sinodal de Ensino e possui atualmente 2.030 alunos distribuídos desde o Ensino Infantil até o Ensino Médio, além da modalidade internacional. A comitiva do Colégio Barão também inclui o orientador pedagógico do Ens. Fundamental 2, Ulisses Imianovsky, e a responsável pelo Núcleo de Tecnologia Educacional, Luana dos Santos

Vale ressaltar que a Apple possibilita ao educador enviar comandos para os aparelhos dos alunos, como abrir um app ou bloquear a tela. O Projeto Escolar é voltado à criação, distribuição e avaliação de tarefas de aula, tornando o trabalho do professor muito mais organizado. A Apple é reconhecida mundialmente por sua preocupação com a segurança e privacidade dos usuários, oferecendo, de forma nativa, os recursos necessários para proteger desde gestores a professores e alunos.

Na visão da professora de Inglês do Colégio BONJA, Eliane Nehls Nass, a troca de informações com os colegas professores foi bastante importante. “É muito interessante esta interação para saber o que os outros docentes estão realizando dentro de sala de aula e de que maneira eu posso utilizar [as metodologias] nas minhas aulas. Utilizo vários aplicativos de jogos voltados para a prática da língua inglesa objetivando incentivar ainda mais os estudantes”, ressalta Eliane.

Durante o treinamento, os professores participaram de diversas dinâmicas para colocar em prática as ferramentas que utilizam em sala de aula. “Muitos professores não utilizam outras ferramentas, pois, muitas vezes, desconhecem o tamanho do acervo de ensino da Apple. Importante frisar que fornecemos todo o apoio para que os docentes criem seu próprio repertório de atividades”, explica Eduardo Cortez, da Sincroniza Educação.

Ainda durante o evento, quem apresentou seu case foi a professora de Física do Colégio BONJA, Laurita Teles, um dos 15 docentes brasileiros selecionados para participarem da entrega da certificação da Apple Distinguished Educators (ADE), realizada no mês de julho, nos Estados Unidos. Ela é a única professora selecionada na região Sul do Brasil. Esse programa reconhece, desde 1995, pessoas pioneiras no ensino básico e superior que usam a tecnologia da Apple para transformarem a educação e também mudar o mundo com sua liderança ativa. 

Atualmente, 100% dos professores do Ensino Médio do Colégio BONJA possuem a certificação Apple Teacher, 80% o Apple Teacher Portfólio e, agora, a certificação da mais alta distinção deste programa – Apple Distinguished Educators (ADE). Sua metodologia e conteúdo têm formatos diferenciados, por meio de recursos inovadores da empresa Apple.