8 de dezembro de 2023
Eventos

Colégio BONJA terá representante na Câmara Mirim de Joinville em 2024

Diplomação do aluno eleito aconteceu nesta sexta-feira (dia 8) na Câmara de Vereadores de Joinville. A posse e início dos trabalhos legislativos acontecem em março do ano que vem

A próxima legislatura da Câmara Mirim de Joinville vai contar com a participação do aluno do Colégio BONJA, Mário Newton de Queiroz Araújo, do 7º ano C, que foi eleito o representante da unidade educacional.

O aluno, juntamente com outros 18 estudantes joinvilenses, recebeu a diplomação na tarde desta sexta-feira (dia 8) em solenidade no plenário da Câmara de Vereadores de Joinville. A posse e início dos trabalhos legislativos acontecem em março do ano que vem.

O aluno Mário Newton de Queiroz Araújo comenta que este programa promove a participação dos estudantes no campo democrático e político. “Acontece que os projetos de lei e muitas políticas públicas interferem diretamente no dia a dia dos cidadãos. Temos várias ações planejadas para a legislatura de 2024, como: projetos de acessibilidade na cidade, asfaltamento de ruas, alterações em pontos de ônibus e ainda dar importância necessária para os espaços públicos de lazer”, destaca o estudante. 

Com relação ao tema sobre educação, o aluno vai propor a implantação de mais cursos técnicos nas escolas públicas de Joinville com o objetivo de diminuir a evasão escolar e manter os alunos na escola. Investimentos em bibliotecas também são apontamentos que serão feitos pelo estudante do 7º ano. “Temos observado um grande número de alunos deixando as unidades escolares. Precisamos fazer alguma ação para manter o aluno no ambiente escolar”, expõe Mário. 

O diretor do 7º ao 9º ano, Jeferson Kern, explica que a proposta educacional do Colégio BONJA é formar um cidadão para o mundo, ou seja, um profissional que faça a diferença na sociedade, no segmento que for assumir no âmbito empresarial ou político. 

“Formamos futuras lideranças que vão se destacar em suas áreas de atuação. Programas como o da Câmara Mirim fazem a diferença na formação dos alunos, gerando um pensamento do bem coletivo, além de propor inovações e de escutar ativamente os outros. Tudo isso faz a grande diferença na vida dos alunos e futuros profissionais de sucesso”, ressalta Jeferson.

A Câmara Mirim de Joinville, criada há exatos 20 anos, permite ao estudante compreender o papel do Poder Legislativo dentro do contexto econômico, social e ambiental em que vive, contribuindo assim para a formação da sua cidadania e o entendimento dos aspectos políticos da sociedade brasileira.

 

Crédito das fotos: Mauro Schlieck/CVJ