22 de abril de 2021

Maratona da leitura

O ambiente multicultural do Colégio BONJA proporciona aos alunos a aproximação com novas culturas, costumes e idiomas dentro do ambiente escolar. Essa aproximação ocorre no convívio com intercambistas, com professores estrangeiros e até mesmo com professores brasileiros com expressiva experiência no exterior.

É o caso da professora Ma. Adriana Evers, que é brasileira e morou por 15 anos em Roma, na Itália, onde cursou o Mestrado em Linguística na Universidade de Roma. No BONJA desde o início do ano, Adriana ministra aulas de Língua Portuguesa para o 7º e 8º ano do Ensino Fundamental. Na Itália, a professora ministrava aulas para o Ensino Fundamental e Universitário. “Sou professora há 33 anos. Cada local tem uma dinâmica diferente em sala de aula e isso proporciona muitas descobertas e cria possibilidades para trocas de experiências e atividades”, explica.

Do convívio com os italianos a professora trouxe o hábito da leitura diária. Por isso, propôs aos alunos do BONJA a “Maratona da leitura” com o objetivo de incentivar a prática da leitura nos alunos. Todos os dias, incluindo sábado e domingo, os alunos leem cinco páginas de um livro, nos dias de aula de LPO a leitura é realizada coletivamente. “Há pesquisas que revelam que você precisa realizar uma tarefa sistematicamente por 26 dias, no 21º dia o cérebro percebe a mudança e no 26º se adapta e sente necessidade da mesma, tornando aquela atividade um hábito”, explica a professora.

Os alunos do 7º ano leram três livros: “O livreiro do Alemão”, de Otávio Júnior; “O menino do dedo verde”, de Maurice Druon e; “Meu pé de Laranja Lima”, de José Mauro Vasconcelos. “Em dois meses lemos mais de 400 páginas. Mas o sucesso do projeto não está na quantidade de páginas lidas e sim no hábito criado pelos alunos”, conta.

Já o 8º ano embarcou nas páginas de dois livros: “A volta ao Mundo em 80 Dias”, de Júlio Verne e “Eu Sou Malala”, autobiografia da Malala Yousafzai. A leitura do livro de Júlio Verne irá resultar em um projeto interdisciplinar com Geografia, onde os alunos irão estudar as culturas, os costumes e a geografia de países europeus por onde Phileas Fogg passou.

Outro projeto realizado na turma do 8º ano é a confecção de um diário pessoal, onde os alunos contam os acontecimentos de seus dias. A capa do diário será produzida pelos próprios estudantes, na disciplina de Artes, que irão receber o diário quando concluírem o Terceirão, em 2025.

Com experiências e vivência de lá e de cá, a sala de aula torna-se um ambiente repleto de possibilidades, de histórias e de trocas de aprendizado.