Diretor-geral destaca, em palestra, os impactos da Inteligência Artificial no ambiente escolar e seus desafios
Um dos grandes desafios é preparar os alunos com habilidades cada vez mais importantes como o pensamento crítico, resolução de problemas, colaboração, criatividade e alfabetização digital

A Inteligência Artificial (IA) generativa tem o potencial de personalizar a aprendizagem, adaptando-a às necessidades individuais de cada aluno. No entanto, isso também levanta questões sobre privacidade, ética e a capacidade dos educadores de entender e lidar com as complexidades da aprendizagem personalizada.
A partir desta constatação, o diretor-geral do grupo Bom Jesus Ielusc, Silvio Iung, vai ministrar uma palestra nesta quinta-feira (29), a partir das 19 horas, no Auditório “A” na Expogestão, no Complexo Expoville, em Joinville, com o tema: “Inteligência Artificial (IA) generativa e outros (novos e velhos) desafios à educação”.
A ideia, segundo ele, é analisar as instituições de ensino e verificar o impacto desta revolução tecnológica neste ambiente. “Sobretudo entre a população jovem, instalou-se uma ilusão de que o conhecimento disponível em várias plataformas, cada vez mais elaborado estruturalmente, é suficiente para atender aos requisitos formativos. No entanto, essa abundância pode se revelar uma enorme armadilha”, explica Iung.
Durante a palestra, Silvio vai comentar como as instituições, os professores e as famílias já atuam nesta questão e como podem agir mais para aproveitar favoravelmente a revolução tecnológica trazida pela inteligência artificial. “Enfrentar esses desafios requer um esforço colaborativo entre educadores e como sociedade, a fim de que as potentes tecnologias emergentes sejam usadas de maneira responsável e benéfica para a educação e para a coletividade”, comenta ele.
Sem dúvida, a educação continua enfrentando o desafio de preparar estudantes com habilidades cada vez mais importantes como pensamento crítico, resolução de problemas, colaboração, criatividade e alfabetização digital. Diante deste desafio, o ritmo acelerado desses avanços tecnológicos tem apresentado desafios para instituições educacionais em se adaptar e regulamentar o uso dessas ferramentas de maneira efetiva e segura.
Esta 21ª edição da ExpoGestão termina nesta quinta-feira (29), reunindo lideranças empresariais que representam grandes companhias compartilharão casos práticos e experiências de sucesso.