Projeto incentiva alunos do Colégio BONJA a lidar, de maneira eficaz e ética, com os desafios e situações cotidianas
A intenção do projeto é trabalhar a compreensão dos fatos, com assertividade em seus sentimentos e desenvolvendo a empatia com o próximo.

Alunos do 4º ano do Ensino Fundamental do Colégio BONJA estão participando, desde o início deste ano, de um projeto inédito para estimulá-los na verbalização de suas emoções, exercitando a empatia, o diálogo e a cooperação no convívio em grupo.
Chamado de “Assembleias de Classe do 4º ano”, este projeto acontece mensalmente e pretende promover um espaço mediado para desenvolver atitudes e comportamentos capazes de fazê-los lidar, de maneira eficaz e ética, com os desafios e situações cotidianas.
Segundo a coordenadora pedagógica do 4º ao 6º ano do Colégio BONJA, Marelenquelem Miguel, quando os alunos do 4º ano chegam para o novo ano letivo, no mês de fevereiro, iniciam os estudos em um ambiente totalmente diferente e são preparados para serem inseridos à nova unidade.

“Como os alunos cresceram, eles estão ganhando maturidade. Como forma de incorporá-los neste novo ambiente, com regras próprias e condições diferenciadas da sua realidade, estamos ouvindo ainda mais os alunos através das Assembleias”, destaca a coordenadora. Ela comenta que ao entrarem neste novo ambiente, surgem muitas dúvidas e questionamentos sobre regras, procedimentos e hábitos de estudos.
A intenção do projeto é trabalhar a compreensão dos fatos, com assertividade em seus sentimentos e desenvolvendo a empatia com o próximo. “Queremos valorizar o protagonismo e autonomia dos alunos pelo incentivo à resolução de problemas com coragem e determinação, focando para a necessidade de uma comunicação clara, pró-ativa, assertiva e construtiva”, informa a coordenadora.
Uma das alunas do 4º ano acredita ser muito importante este tipo de atividade porque tem situações que acontecem no cotidiano em que alguns alunos concordam e outros não. “Por exemplo, eu sugeri para que deslocassem o computador do meio da sala para melhor visualização do quadro. Percebemos que havia dificuldade para enxergar e, agora, com esta sugestão através da Assembleia, o computador fica localizado na mesa do professor, bem ao lado do quadro e não mais na frente. Agora, ninguém mais reclama de enxergar no quadro”, explica.
A Assembleia de Classe conta com a presença da professora da disciplina ViVaE, da professora tutora e de uma integrante da Equipe Diretiva. Nas salas de aula dos 4º anos, foi instalado um cartaz com três envelopes: “Eu parabenizo, Eu critico e Eu sugiro”, onde os alunos têm a liberdade de ir lá e colocar sua mensagem, tanto parabenizando, criticando ou sugerindo. No dia da assembleia, os alunos sentam em círculo, realizam a leitura e argumentam buscando soluções.

Para a professora da disciplina socioemocional ViVaE (Vivência de Valores e Emoções) do Colégio BONJA, Solange Marília da Silva, a Assembleia de Classe é importante porque dá voz aos alunos. “Quando os alunos escrevem nos papéis as suas parabenizações, críticas e sugestões, eles escrevem aquilo que estão sentindo, e aí está a oportunidade que nós temos, de ouvir e buscar coletivamente, soluções que representem o melhor caminho para todos”, explica a professora.
Solange relata que o que mais me chamou a atenção foi a quantidade de parabenizações que os alunos escreveram, reconhecendo o esforço e o trabalho bem feito de muitos profissionais que atuam na escola. “Desde os professores comprometidos com uma educação de qualidade, o guarda que cuida da segurança da escola e as zeladoras que mantêm a escola limpa”, enumera Solange.
Até o final do ano, estão previstos outros cinco encontros das Assembleias de Classe.