30 de janeiro de 2024

Resultados de excelência: Colégio BONJA tem o maior número de aprovados na UFSC dentre as escolas de Joinville

Nove alunos compartilham suas conquistas em vestibulares concorridos do Brasil e do mundo

Nos últimos cinco anos, o BONJA é o colégio de Joinville que mais aprovou alunos no vestibular da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina). Nosso Colégio possui, em Joinville, praticamente o dobro de aprovações em comparação com a escola seguinte de nossa cidade.

O diretor de Ensino Médio do Colégio BONJA, Roberto Luiz Carneiro Junior, ressalta que estes resultados são frutos de um Ensino Médio bem estruturado, que prepara o aluno para os desafios da vida, e o vestibular da UFSC é um deles. “Os três últimos anos da escola são planejados para preparar os alunos. Os dois primeiros anos do Ensino Médio são para vencer os conteúdos e no Terceirão, fazemos a melhor preparação visando a continuidade dos estudos em universidades de referência no Brasil ou no exterior”, destaca o diretor.

Mais uma vez, os concluintes de 2023 demonstraram que o esforço e a dedicação são recompensados. O número de aprovações em vestibulares já é muito expressivo, tanto em renomadas universidades brasileiras quanto em instituições fora do Brasil.

O campus da UFSC, em Florianópolis, será o novo local de estudos da estudante Júlia Cabral Nazário, aprovada em Medicina. “Esta conquista não foi só minha, mas também da minha família que, desde sempre, investiu na minha educação e acreditou no meu potencial. Foram meus pais que me confortaram quando senti que não conseguiria manter o ritmo de estudo, quando me decepcionei com notas de simulado, quando me senti perdida. O momento da aprovação fez todas essas frustrações e dificuldades valerem a pena, cada segundo de dedicação. Orgulhar quem acreditou em mim é uma das sensações mais recompensadoras da vida”, celebra a conquista.

Júlia destaca o apoio fundamental do BONJA, especialmente dos professores do Terceirão, para essa conquista, incluindo o espaço da biblioteca, que foi sua “segunda casa” em 2023. Ela faz questão de deixar uma mensagem para aqueles que buscam ingressar em alguma universidade federal: “É necessário estabelecer uma rotina de estudos, sem deixar que ela ocupe todo o seu tempo! Cuidar da saúde física e mental é tão importante quanto a dedicação aos estudos. Não adianta exagerar. Tudo vale a pena. Ninguém pode tirar os conhecimentos adquiridos; portanto, não desista!”

De malas prontas para o Estado de São Paulo, Eloísa Hermann Moser está comemorando suas aprovações em Bacharelado em Química com Especialização em Química Forense na USP (Ribeirão Preto), Bacharelado em Química na USP (capital paulista) e também no curso de Farmácia, na UEPG (Universidade Estadual de Ponta Grossa).

“Ser aprovada em faculdades como essas reflete todo o meu esforço, reforçando a ideia de que se eu me dedicar a algo, consigo chegar onde desejo. É uma forma de me motivar daqui para frente. Foi uma sensação de alívio, de orgulho e muita alegria, do que propriamente de surpresa. Meu esforço e perseverança me auxiliaram a conquistar essas vagas”, aponta ela.

Eloísa começou a estudar no BONJA ainda na Educação Infantil, sendo parte fundamental de sua formação como pessoa. “Desde aprender a como me relacionar com os outros, formar amizades, construir minhas noções sobre estudo, foco e disciplina, até criar resiliência para prosperar ao longo desse último ano de 2023 em meio aos estudos e vestibulares. Daqui para frente, vou levar comigo os ensinamentos que colhi no BONJA e aplicá-los em minha vida universitária, sempre visando o melhor possível”, conclui a adolescente.

A aluna Analú Gruner Carara comemora a 1ª colocação no curso de Engenharia de Controle e Automação na UFSC. Relata a emoção como indescritível. “Esta conquista é a recompensa de todo meu esforço, dedicação e comprometimento ao longo dos meus anos de estudos”, expõe a estudante. Analú comemora também sua aprovação no curso de Medicina na Univille, da qual também no ano anterior (quando ainda cursava o 2º ano) foi aprovada. Analú aguarda outros resultados e destaca o papel fundamental do BONJA em seu excelente desempenho. “Sou muito grata a todos que me proporcionaram esta conquista ao longo destes anos, incluindo direção e professores”, relata a estudante.

Outro aluno que comemora o sucesso no Vestibular Unificado é Abner da Costa Barros Pacheco. “Realmente é uma grande emoção ser aprovado, principalmente por todo meu esforço e dedicação aos estudos valer a pena”, informa o aluno aprovado em 1° lugar no curso de Agronomia na IFC, com a 2ª melhor nota geral do Instituto Federal Catarinense, um dos mais concorridos do Brasil. Nesta última edição, mais de 26 mil candidatos disputaram as 6.700 vagas oferecidas pelas três instituições que compõem este grupo.

Além desta conquista, Abner também foi aprovado no curso de Biomedicina da UFRGS na 7ª colocação.”Sem dúvida, o BONJA possui uma grande importância pelo ensino de qualidade que, certamente, vai refletir em toda a minha vida.”

Quem também está feliz da vida com as aprovações é a estudante Thaynara Berkenbrock dos Santos Souza. Ao receber a notícia de sua aprovação em 1º lugar no curso de Licenciatura em Química na UDESC, correu em direção aos seus pais para compartilhar o êxito da conquista. “Para mim, a aprovação representa o primeiro passo da minha vida profissional. Que momento emocionante e feliz”, expressa a adolescente.

Thaynara conta que seu Ensino Médio no Colégio BONJA foi marcado por momentos leves e divertidos. “O colégio foi importantíssimo para meu desenvolvimento acadêmico, juntamente com os professores que marcaram meu coração com suas aulas”, expõe a aluna.

 

Estudantes comemoram aprovação na USP, UFPR, Insper e FGV 

Surreal… Esta é a palavra definida pelo aluno Glaucio Gonçalves Filho ao receber a aprovação no curso de Fisioterapia na USP (Universidade de São Paulo), conquistando a 5ª colocação. Além dessa conquista, ele alcançou o 3º lugar na UFPR. “Esses resultados refletem o meu esforço e dedicação nos estudos, acredito que tudo é possível.” Quando perguntado sobre seu futuro, ele rapidamente responde: USP.

Os 10 anos de estudos no BONJA foram a base para que o aluno Pietro Grüdtner Munhoz da Rocha Guimarães alcançasse êxito em Ciências Econômicas pela Insper-SP e também no curso de Administração de Empresas na FGV (Fundação Getúlio Vargas).

“O início deste novo ciclo da minha vida é muito promissor. As aprovações obtidas são resultados de uma década de empenho aqui no BONJA”, comemora o adolescente. Na opinião de Pietro, o resultado veio por intermédio do estudo intenso e na aquisição de um conhecimento abrangente para encarar qualquer desafio, não importando o lugar.

Aprovação em universidades americanas também é foco dos alunos do BONJA

Focando em seu sonho de estudar nos Estados Unidos, a aluna Martina de Araújo Goes Schmitt comemora a aprovação em sete universidades americanas, todas no curso de Arquitetura de Interiores: Central Michigan University, University of New Haven, University of Idaho, Suffolk University, Drexel University, Chatham University e Indiana University Bloomington.

 “Essas aprovações representam, além da vitória, uma recompensa por um ano inteiro de muita dedicação. Foram várias provas, mais de 15 redações com temas definidos pelas universidades e, além disso, levam em consideração meu histórico escolar de todo o Ensino Médio e meu histórico pessoal, ou seja, quem eu sou como pessoa”, explica ela.

Como o ano letivo americano só começa no 2º semestre, ela terá até o mês de maio para definir, juntamente com sua família, a melhor opção. “Vamos avaliar e estudar as bolsas que estou ganhando dessas universidades e, com calma, iremos escolher a melhor universidade para mim”, ressalta a estudante.

Martina explica que o BONJA a ensinou muito sobre disciplina e foco. Durante esse processo para estudar nos EUA, ela contou com o apoio do Colégio e a participação dos professores e coordenadores que foram muito importantes na conquista. “Sou muito grata a eles”, destaca.

Quem também se dedicou à candidatura em universidades nos Estados Unidos foi o estudante concluinte de IB do Colégio BONJA, Bruno Ian Carraro. “Estudar fora é um sonho de criança; sempre quis buscar o melhor para os meus estudos, então receber essas aprovações tem sido uma experiência realizadora. É fruto de muito trabalho”, comenta o estudante. Ele foi aprovado na University of Kansas, Colorado State University, Purdue University, Iowa State University.

Ao falar sobre o BONJA, Bruno ressalta que muito do que sabe foi ensinado nesta instituição, onde criou grandes amizades. “As memórias são muitas, e o colégio fez parte da minha vida, ajudando-me a formar quem eu sou hoje. O mais importante, eu diria, foram os desafios que o colégio me proporcionou, pois foi graças a eles que tive a chance de melhorar e receber essas aprovações. Deixei lágrimas e suor, mas valeu muito a pena”, comemora o adolescente.