Seis docentes do Colégio BONJA participam do Congresso Brasileiro de Professores de Alemão
Unidade educacional investe na formação continuada de seus docentes e acredita que um professor que prepara seu aluno para o mundo precisa constantemente aprimorar suas práticas e vislumbrar novos horizontes.

Os professores do Colégio BONJA, Alice Mueller, Carolina Marín Odebrecht, Débora Berwanger, Jeferson Rodrigo Kern, Jordana Taís Konrad e Lucas José Gumz, participaram nos dias 26 a 28 de julho do 12º Congresso Brasileiro de Professores de Alemão, na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em Florianópolis.
O lema “Neue Wege wagen und hinterfragen” (tradução em português “Ousar novos caminhos e questioná-los“) permeou os três dias e instigou ao diálogo sobre as práticas nas aulas de alemão. Os professores participaram de plenárias principais e paralelas, workshops, compartilhamento de práticas nas diferentes sessões e programações culturais.
Os docentes retornam à escola inspirados fazendo reflexões pertinentes às suas práticas diárias. “Estou com uma nuvem de ideias, voltei e quero implementá-las em minha prática”, comenta a professora Débora. Ela ainda complementa: “Me sinto honrada em ver o quanto temos colegas de alemão, professores do Brasil todo e de outros lugares do mundo. Fico muito grata por ter participado. Ver o quanto podemos contribuir e ao mesmo tempo aprender.”
O congresso contou com renomados palestrantes que abordaram temáticas atuais e intrigantes. “É muito gratificante ver pesquisadores que admiro estar no meio acadêmico e trocar ideias, tecer novos projetos com colegas da área, afinal a teoria precisa ser colocada na prática”, relata a professora.
O Colégio BONJA investe na formação continuada de seus docentes e acredita que um professor que prepara seu aluno para o mundo precisa constantemente aprimorar suas práticas e vislumbrar novos horizontes.
“Avalio o congresso como uma oportunidade para conhecermos outras realidades, nos inspirarmos em novas ou renovadas práticas e entender o cenário atual e as projeções que dizem respeito à língua alemã”, complementa a professora Alice Mueller.