11 de dezembro de 2023
Notícia

Última semana de aula é marcada pela oficialização da entrega do Termo de Doação de fósseis de 145 milhões de anos ao Colégio BONJA

Aventura entre um aluno e seu pai continua rendendo boas histórias, onde a dupla viajou 8.000 quilômetros ao Nordeste para conhecer os dinossauros e trouxe na bagagem seis fósseis doados pelo Museu de Paleontologia

 

O Colégio BONJA recebeu oficialmente, nesta segunda-feira (dia 11), os fósseis de animais de 145 milhões de anos doados pelo Museu de Paleontologia (na cidade de Santana do Cariri-CE) para fins educativos. Entre os objetos, estão fósseis de peixe e um tronco de uma árvore fossilizada.

O aluno Marcelo Ferreira Gonçalves Júnior (do 9º ano do BONJA Connect), de 15 anos, acompanhado de sua mãe Gelci Bertolini, fizeram a entrega do Termo de Doação dos seis fósseis.

O documento foi entregue ao diretor-geral do Grupo BOM JESUS IELUSC, Silvio Iung, e ao diretor do 7º ao 9º ano, Jeferson Kern. O coordenador do BONJA Connect, Felipe Lovemberger, também acompanhou todo o processo de doação.

Depois de percorrer 8.000 km até o Nordeste, a bordo de um Fusca 95, o aluno Marcelo e seu pai Marcelo Ferreira Gonçalves, trouxeram na bagagem os materiais. O roteiro dessa aventura, chamada de “Pai, Filho e Fusca 95” (Nome do canal do YouTube), teve o objetivo de conhecer in loco os fósseis de animais e árvores fossilizadas. 

Lá no Nordeste, pai e filho conheceram o Museu de Paleontologia, o GeoPark do Araripe e outros locais em torno da Chapada do Araripe, que é um sítio paleontológico localizado na divisa dos estados do Ceará, Pernambuco e Piauí e possui uma abrangência de seis municípios.

“O grupo BOM JESUS IELUSC agradece o recebimento do registro fóssil. Muito obrigado!”, destaca o diretor-geral do grupo, professor Silvio Iung. 

Como tudo começou

Quando o aluno Marcelo estava em seu quarto estudando o tema “Os Dinossauros da Bacia do Araripe”, seu pai entrou e perguntou o que estava pesquisando. Em seguida, o patriarca perguntou ao garoto: “por que não vamos até lá para conhecer esta região dos dinossauros, e com o nosso Fusca?”, destaca o estudante. “Eu topei na hora”, resume.

Após acertar os detalhes da aventura até a Bacia do Araripe, a dupla embarcou nas férias para a Chapada do Araripe. Este é um sítio paleontológico localizado na divisa dos estados do Ceará, Pernambuco e Piauí e abrange seis municípios da região do Cariri: Barbalha, Crato, Juazeiro do Norte, Missão Velha, Nova Olinda e Santana do Cariri. O local também é conhecido como a terra do Padre Cícero.

O pai explica que continuará atualizando seus canais de divulgação: “Pai, Filho e Fusca 95”,  para estimular que outros fortaleçam seus laços com os filhos. “Esta é uma verdadeira viagem de conhecimento. Uma viagem de pai e filho. Uma viagem em um carro de família. Construindo nossa história”, finaliza o pai”, finaliza o pai. O protagonista da viagem, o Fusca, já está na família há 21 anos.

A história dos dois “aventureiros” está à disposição nas plataformas digitais e pode ser acessada pelo Instagram e pelo canal no YouTube: @paifilhoefusca95